Que bela sopa! De mandioca com carne…

12 abr

abril10 024

A música da Adriana Calcanhoto, Canção da Falsa Tartaruga, fala sobre uma sopa de osso com aveia…e me vem sempre à mente quando estou pensando em fazer uma sopa. Para aqueles que não conhecem (eu tenho filho pequeno…) dêem uma olhadinha aqui

Essa receita é uma delícia, aprendi com minha mãe que por sua vez aprendeu com um primo dela…dica de família.  Um creme de mandioca com carne moída ou picada bem pequenininha.  Super reconfortante…própria para esse friozinho outonal.  Foi o cardápio de sábado à noite.  Fiz umas torradinhas de pão francês com azeite e orégano…hummmm!

Sopa de mandioca com carne moída

Numa panela de pressão coloque 4 xícaras de mandioca picada crua, cubra com água, junte um cubo de caldo de carne, alho e cebola à gosto e 380g (aproximadamente) de carne moída crua (usei patinho desta vez). Depois que pegar pressão, abaixe o fogo e conte 30/35 minutos.  Desligue, espere esfriar para abrir e veja se a mandioca está cozida.  Corrija o sal e deixe ferver um pouco sem a pressão, para a mandioca desmanchar.

Na hora de servir salpique cheiro-verde picado e queijo parmesão ralado.

* Desta vez fiz diferente: a mandioca que eu tinha já estava cozida e congelada.  Fiz um bom refogado com a carne, coloquei 3 colheres sopa de molho de tomate caseiro, sal e deixei pegar gosto. Reservei. Na panela de pressão coloquei a mandioca já cozida (descongelada) e cobri com água. Coloquei o cubo de caldo de carne e deixei tomar pressão por uns 15/20 minutos.  Desliguei, deixei esfriar, abri e fiz um creme usando o mixer.  Juntei a carne já refogada e deixei ferver um pouco sem a pressão. Servi com o cheiro-verde e o queijo ralado.

9 Respostas to “Que bela sopa! De mandioca com carne…”

  1. Bá Maglia abril 12, 2010 às 12:36 pm #

    Verena, que boa lembrança! Adoro essa música! Aliás, o CD inteiro é uma delícia, faz um tempo que não ouço, vou catar o meu e matar as saudades! E que sopa mais bonita… Fiquei muito tentada! É uma combinação que ainda não experimentei, mas tentarei!

    Beijos e uma ótima semana!

  2. Renata abril 12, 2010 às 3:24 pm #

    Oi Verena, td bem?

    Aqui tbm tem feito um friozinho ótimo pra sopas…já tô colecionando as receitas que vão me salvar…

    Gostei demais dessa…a sopa, porque a musica nao conheço…meus filhos hoje tem outro gosto musical…rsss

    Um abraço pra vc,

    Boa semana!

  3. Gina abril 12, 2010 às 8:36 pm #

    Já estou me preparando para a temporada de sopas. Ano passado fiz uma com mandioca e carne seca. Qualquer dia publico.
    Hoje até tivemos um dia de sol gostoso, mas a noite trouxe de volta a temperatura baixa e as sopas são reconfortantes.
    Boa semana!

  4. Carol abril 13, 2010 às 5:06 pm #

    oi Ve, eu sou fã de sopas nesse friozinho. Alimentam e aqueçem nossa alma. Tudo de bom!! Beijão

  5. Silvia Arruda abril 13, 2010 às 8:33 pm #

    Eu conheço bem o disco da Adriana Partimpim, por causa dos sobrinhos… e eu amo as músicas… hehe
    Minha mãe fazia sopa de mandioca, mas ela colocava pedaços de lombo de porco, bem fritinhos antes, que delícia que era… 🙂

  6. Claudia abril 14, 2010 às 10:34 am #

    Verena,

    Você fez do jeito que eu faria, refogando bem a carne em separado e adicionando a carne ao creme de madioca no final, uma coisa meio escondinho de carne em forma de sopa!!!! Uma sopa totalmente do bem, uma maravilha.

    Bj,

    C.

  7. Dani abril 14, 2010 às 2:02 pm #

    Ola Verena, qto tempo! Adorei a receita da sua sopa. Aqui no friozinho, toda semana eu faço. Adoramos!

    Bjo gde, Dani :

  8. Marcio Arruda agosto 19, 2010 às 6:45 pm #

    Faço esta sopa a muitos anos… Todos as pessoas que esperimentaram, adoraram!!!

    Sopa de Mandioca com costela bovina

    Ingredientes
    – 1 kg de costela
    – 1,5 kg de mandioca (abrir a mandioca e tirar o fiapo). Cortar em pedaços pequenos.

    Temperos
    – 1 cebola picada
    – Cheiro verde (cebolinha e salsinha ou coentro)
    – 2 saches de Sazon para carne

    Modo de preparo
    – Limpar a costela (retirar o excesso de gordura) e cortar em pedaços pequenos (pedir para o açougueiro para serrar o osso) .
    – Salgar a costela com sal e alho socado (a gosto).
    – Fritar a costela com duas colheres de óleo.
    – Acrescentar a mandioca para refogar junto com a carne.
    – Adicionar água até cobrir.
    – Deixar 30 minutos após a fervura na panela de pressão.
    – Verificar se a mandioca está cozida e acrescentar os temperos.
    – Deixar mais alguns minutos no fogo baixo para o calda ficar mais incorpado.

    Fica uma delícia com um pouco de limão.

    É só servir…

    Espero que gostem desta receita!!!

    Um abraço a todos…

  9. Analu maio 17, 2012 às 10:29 pm #

    Nao conhecia seu blog e pesquisando uma sopa de mandioca pra fazer pra minha filhinha de 1 ano, encontrei essa receita. Ficou SENSASIONAL! Amei e ela tbm raspou o prato.

Deixe uma resposta

