As várias receitas de torta que vejo em alguns blogs estrangeiros mencionam o uso de uma massa de torta pronta. Lembro-me que quando moramos na Alemanha no supermercado era super comum e eu achava o máximo essa possibilidade de facilitar o trabalho. Compra-se a massa assada e recheia-se como quiser.
A medida que me aprofundo mais na arte de aprender a culinária percebo mais e mais que as coisas feitas em casa, com raras exceções, são muito melhores e mais saborosas que as industrializadas. Daí, resolvi buscar uma receita da Martha Stewart de Pate Brisee, que é aquela massa normal de torta.
Fiz e gostei bem. Fácil e ainda dá para congelar se não for usar tudo. Na verdade a massa rende para uma torta com massa em cima e embaixo, ou para duas tortas sem massa na cobertura. Ou ainda, caso prefira, uma torta com massa mais grossa. No caso fiz duas massas para forrar a forma, usei uma e congelei a outra. Minha forma de fundo falso tem 25cm e ficou muito bom pois deu certinho, massa fininha.
A segunda massa congelei e noutro dia usei para outra receita. Tirei do freezer e logo já tinha descongelado. Ótima para visitas de última hora…
A receita traduzida da dona Martha:
Pate Brisee (massa de torta)Pate brisee é a versão francesa para a clássica massa de torta. Pressionar a massa na forma de disco ao invés de formar uma bola faz com que gele mais rápido. Este processo também ajuda na hora de abrir a massa e quando congelada a massa leva menos tempo no degelo. IngredientesRende 1 massa para forrar e cobrir ou duas para forrar.
1. No processador misture o trigo, sal e açúcar. Junte a manteiga e processe até que pareçam flocos, de 8 a 10 segundos. 2. Com o processador ligado junte a água gelada num fio. Pulse até que a massa se forme sem estar muito líquida ou grudenta. Não pulse mais de 30 segundos. Para testar se está no ponto aperte um pouco da massa com os dedos: se estiver esfarelenta junte mais água gelada, 1 colher de cada vez até dar ponto. 3. Divida a massa em duas bolas iguais. Amasse e forme um disco e enrole em filme plástico. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de usar. Pode ser congelada por 1 mês. 4. Para descongelar retire do freezer e deixe em temperatura ambiente por uns 20 minutos para usar. – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – A torta de banana foi uma tentativa de reproduzir uma torta que minha tia Yvonne faz que adoro. Torta de Banana 1 massa de Pate Brisee 3 bananas nanicas maduras 1 lata de leite condensado 1 1/2 lata de leite (medida da lata de leite condensado) raspas de uma mexerica ou laranja madura gotas de essência Toffee ou baunilha (opcional) 1 1/2 colher (sobremesa) de amido de milho Numa panela coloque o leite condensado, o leite com o amido de milho dissolvido e a essência. Deixe em fogo baixo e quando estiver engrossando adicione as raspas de laranja. Reserve e deixe amornar. Forre a forma de fundo falso com a Pate Brisee, faça uns furinhos com um garfo e leve ao forno para pré-assar. Uns 10 minutos em forno médio são suficientes. Retire a massa do forno, disponha as bananas em rodelas e por cima o creme de leite condensado. Leve novamente ao forno até que o creme esteja duro e dourado. Aguarde amornar e sirva ou leve à geladeira para comer gelado. A aparência não ficou essa lindeza toda, o creme deu uma rachadinha mas achei que o sabor ficou delicioso. Uma boa alternativa ao tradicional bolo de banana que faço quando as bananas já estão ficando maduras demais na fruteira. E refrescante. Bom para um lanche ou uma sobremesa com um frisante bem gelado! |
|
Anotei esta massa, parece incrível. Será q dá para guardar na geladeira por uns dias? E guardar assada, tb dá?
Beijos
Patty Martins
Sempre faço a brisse aqui em casa. Muito boa! Beijão Ve
Pate brisee eu faço em casa sempre, mas essa torta de banana me deixou com a curiosidade aguçadíssima: a combinação dos ingredientes do recheio deve resultar deliciosa!
Beijão e bom feriado
Verena que beleza de receita essa da massa da torta.
Já tá anotada.
E esse recheio de banana…hum…que delícia!
Beijos
Oi Verena!
Ter uma massa pronta de tortas em casa é uma mão na roda da criatividade, né? Adorei as dicas de congelamento e a receita da torta de bananas!
bjo pra vc!
nossa Verena..eu amei a praticidade dessa sua massa..bom ter uma massa no frezzer!para uma eventualidade..ou não..que bela receita..e sua torta ficou incrivel..bjus…li
Vezinha, adorei a explicaçao sobre esta massa, fazia tempo que eu queria aprender a faze-la com alguem que efetivamente a havia feito. Adorei o recheio da torta, divina… Beijos e saudades,
Lu
Às vezes compro e às vezes faço em casa… a torta ficou com óptimo aspecto 🙂