Stick de Chocolate e Caramelo

28 abr

abril10 031

Sabe aquela receita que você tem que fazer de qualquer jeito? Não sossega enquanto não experimenta? Pois é, esta receita me deixou assim, não consegui me desligar enquanto não fiz e provei. Por que será que a gente é assim?

A receita tem uma aparência incrível e apareceu num programa de TV (Mais Você). Criado por uma moça que tem um atelier culinário e adora fazer doces, o prato é muito bonito e gostoso.  Pena que não anotei o nome da chef…

Segue a receita, que transcrevi daqui.

Stick de chocolate e caramelo

- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 270 g de farinha de trigo
- 170 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

- 100 g de manteiga sem sal em pedaços
- 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
- 2 latas de leite condensado

- 150 g de chocolate ao leite derretido e temperado
- 150 g de chocolate meio amargo derretido e temperado
- 50 g de chocolate branco derretido e temperado
Modo de Preparo
1- Numa tigela coloque a xícara (chá) de açúcar, 270 g de farinha
de trigo e 170 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente e
misture bem até formar uma massa. Transfira esta massa para uma
fôrma (20 cm X 30 cm) untada com manteiga e com as mãos forre
todo o fundo e com as costas de uma colher alise a superfície
para ficar uniforme. Com um garfo faça furinhos na massa e leve
ao forno médio pré-aquecido a 180 graus por +/- 20 minutos ou até
que esteja firme ao toque e ligeiramente dourada. Reserve até
esfriar.

2- Numa panela coloque 100 g de manteiga sem sal em pedaços, a
xícara (chá) de açúcar mascavo e 2 latas de leite condensado e
leve ao fogo médio, mexendo sempre, até que o açúcar esteja
dissolvido e comece a ferver. Diminua o fogo e continue mexendo
até obter um creme espesso (+/- 5 minutos). Coloque este creme
sobre a massa (reservada acima dentro da fôrma) e deixe esfriar
por +/- 2 h.

3- Sobre o creme frio (que está na fôrma) faça colunas alternadas
com 150 g de chocolate ao leite e 150 g de chocolate meio amargo,
uma coluna ao lado da outra. Depois pingue chocolate branco
derretido por toda a fôrma e com a ajuda de um palito faça
movimentos aleatórios nos pingos de chocolate branco dando efeito
marmorizado. Leve a fôrma para a geladeira até o chocolate
endurecer (+/- 10 minutos). Retire da geladeira e corte. 
Observações do Mangia: preferi o doce sem o chocolate em cima, 
achei que fica um pouco doce demais para meu paladar. É um 
prato que agrada a todos, sirva após uma refeição ou com um 
cafezinho.  Rendeu bem e dividi com minhas vizinhas!
14 Respostas to “Stick de Chocolate e Caramelo”

  1. Carol abril 28, 2010 às 5:51 pm #

    Ai Ve, está bom pra mim esse viu, formiga total. Estou pra fazer uns sticks do chocolatria também que são divinais!! Adorei esse enformado. Um grande beijo

  2. Maria abril 28, 2010 às 6:29 pm #

    Mas com esses ingredientes tem jeito de não ficar divino??! Essa foto me maltratou, Verena! Dá pra mandar um pedacinho? Tô nos Jardins hoje, bem mais perto. ; )
    Grande beijo!!

  3. Ameixinha abril 28, 2010 às 6:31 pm #

    Também não sou fã de doces muito doces, mas ficou com muito boa cara 🙂

  4. Lia abril 28, 2010 às 6:46 pm #

    Ah, menina desde que eu vi na Ana Maria tô prá fazer também, fica boa daquele jeito mesmo ? Eu também pensei em fazer sem o chocolate, a sua ficou lindérrima, quem sabe eu não me arrisco agora, tenho medo de ser “tudo” e de acabar comendo “tudo”.
    bjus

  5. Marly abril 28, 2010 às 8:25 pm #

    Huummm, agora sou eu que estou com vontade de fazer essa receita, rsrs. Resulta em barrinhas de chocolate e caramelo, né?

    Beijinho.

  6. Richie abril 28, 2010 às 10:32 pm #

    Gostei dessa receita da tiaAna MAria, vou fazer qq dia aqui e te mostro!

    bjo 😀

  7. Renata Boechat abril 30, 2010 às 9:45 pm #

    Lindíssimo…não vi na TV, mas parece que a coisa é famosa…Parece delicioso, deu vontade de fazer, mas tem sempre o perigo do exagero…rsss

  8. Leila maio 2, 2010 às 6:47 pm #

    isso tem cara de Millionaire’s Shortbread. eu vi uma receita sem gluten e fiquei bem atentada mas pensava que iria ficar muito doce, enjoativo. aqui eles vendem muito disso mas eu nunca comi.

    beijinhos

  9. Téia maio 3, 2010 às 12:53 am #

    Vê, PELO AMOR DE DEUS! Agora babei, amo estes contrastres todos e acho perfeito chocolate com caramelo e massinha de biscoito. Arrasou! Ah, eu já adoro doces bem doces e iria fazer completo. Bjka querida.

  10. Dani maio 3, 2010 às 4:40 pm #

    Ve, sou super fã de doces. Esta sobremesa esta divina!

    Bjo gde, Dani

  11. sonia maio 4, 2010 às 11:22 am #

    Divinal…beijinhos

  12. mangiachetefabene maio 5, 2010 às 10:45 am #

    Sonia, ficou muito bom…pena que engorda, no??? Um beijo grande, Verena

  13. liana monteiro piorski maio 25, 2010 às 2:28 am #

    fui à um café que tinha o stick,minha sobrinha THATY pirou!comeu uns 10!vOU FAZER !!!!!

  14. Josi Grenge junho 18, 2010 às 3:16 pm #

    procurando por essa receita achei aqui hehe … e aproveitando pra lhe informar.. o nome da moça que passou a receita na Ana Maria é Andréa Schwarz http://www.deiaschwarz.com

    bjos

Deixe um comentário

