Quindim ou Brisa do Lis

10 maio

maio10 012

Espero que todas as mamães tenham tido um domingo lindo e muito feliz! Consegui passar o dia das mães com minha mãe e também com a minha irmã querida, também mamãe! Foi uma delícia! Acabamos viajando para o interior e pegamos um friozinho bem europeu, o termômetro marcava 10ºC…uma névoa…deu a maior preguiça de voltar…

Vamos ao quindim… O marido fez aniversário no início do mês e eu quis fazer um super agrado. Resolvi que o jantar seria massa (que ele ama!) e de sobremesa Quindins!  Preparei tudo e eis que perto da hora que ele sai do trabalho me liga dizendo que estava fazendo um relatório de última hora e que não tinha hora para sair da empresa…  Bom…lógico que fiquei chateada, não com ele que não teve culpa, mas o jantar de comemoração virou um jantar em etapas…enfim, ele gostou mesmo assim e adorou a surpresa!

O quindim é um doce da minha infância, minha avó sempre fazia, ela usava ovos de pata ou gansa (vindos do sítio que tinham) e os docinhos eram devorados com um prazer enorme pela família toda! Atualmente o sítio já foi vendido e minha avó não se aventura mais na cozinha, então minha mãe, eu e minhas irmãs nos encarregamos de aprender os quitutes para continuar a tradição. 

Também chamado de Brisa do Lis em Portugal, lá o doce leva amêndoas.  Diz-se originário da Leiria, às margens do rio Lis.   Esse doce de lá na terrinha caiu nos encantos do nosso povo. Leia mais aqui e aqui.

Gente, essa receita é da mãe da Magel, uma grande amiga da minha mãe, e é daquelas receitas infalíveis que ficam deliciosas e melhor ainda, você escolhe a quantidade de docinhos que quer fazer. Deixa eu explicar: cada gema usada rende um quindim.  Eu não quis exagerar então usei 4 gemas e o resultado final foram 4 lindos e bem amarelos docinhos!

Quindim

(para 10 quindins tamanho médio) (veja observação abaixo)

10 gemas em temperatura ambiente

10 colheres (sopa) de côco fresco ralado (se usar seco deixe hidratar uns 10/15 minutos em água antes de usar)

10 colheres (sopa) de açúcar

1 coher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente

Misture bem os ingredientes numa tigela, de preferência de vidro ou inox, não precisa bater na batedeira.  Unte muito bem (não economize) com manteiga forminhas de alumínio, de quindim ou empadas e depois coloque bastante açúcar refinado até que cubra toda a manteiga.  Essa etapa deve ser feita com cuidado para que toda a superfície da forminha fique muito coberta com a manteiga e o açúcar, senão não desenforma bem após assado. 

As minhas forminhas são altas, e enchi até a metade, isso é bom pois a água do banho-maria não pode cair no doce, ok?

Leve para assar em banho-maria, fogo médio, até que a parte de cima esteja dourada.  Retire do forno, e coloque as forminhas num local para esfriarem.  Quando estiver totalmente frio, com o auxílio de uma faca de ponta, vá desgrudando os docinhos, cuidado para não “machucar” o doce.  Desenforme e coloque em forminhas ou pratinhos para servir.  Eu guardei na geladeira pois doces de ovos estragam logo.

* Observação: como queria poucos docinhos usei 4 gemas, 4 colheres de côco, 4 colheres de açúcar e 1/3 colher de manteiga, ok?

Ficou uma delícia, como usei ovos caipiras eles ficaram bem amarelinhos! Ah, não jogue as claras fora, coloque em vidros e congele ou guarde na geladeira para outras receitas. Logo posto aqui o que fiz com elas!

18 Respostas to “Quindim ou Brisa do Lis”

  1. iliane maio 10, 2010 às 3:10 pm #

    ficou lindo o seu quindim!e..que bom que o dias mães foi com todos junto!..bom reunir familia..bjo grande e otimo começo de semana…li

  2. sallybr maio 10, 2010 às 4:48 pm #

    Nossa, venho procurando por uma receita de quindim que nao seja muito complicada (sou terrivel para fazer sobremesas, geralmente a coisa degringola feio)

    e acho que sua receita vai ser PERFEITA!

  3. Carol Dallape maio 10, 2010 às 6:30 pm #

    Olá!!!
    vim agradecer a visita no meu blog!! Saiba que você é sempre bem-vinda por lá!.
    Adorei o seu, uma gracinha!!!
    Meu namorado AMA quindim, mas só a parte de cima… ele come tudo e joga a parte do coco, acredita?!?! rs..
    Eu também adoro, mas nunca tinha testado pq sempre achei que era dificil de fazer, to vendo agora que não tem absolutamente nada de dificil!!!
    Adorei!!!!

    Bjos

  4. Juliana maio 10, 2010 às 6:59 pm #

    Eu AMO quindim, mas nunca me arrisquei a fazer.
    Tantas gemas! O que fazer com as claras que sobram?
    A sua receita me pareceu bem prática, pois dá pra controlar a quantidade bem facilmente.
    Adorei e vou testar!

    bjs

  5. Ameixinha maio 10, 2010 às 9:03 pm #

    Adoro doces que levam muitos ovos, são sempre deliciosos. Nestas alturas eu queria que o meu pato fosse pata he he
    Tem óptimo aspecto esse quindim 🙂

  6. Fátima maio 11, 2010 às 10:35 am #

    Que lindo que ficou seu quidim Verena! perfeito. Beijinhos.

  7. Bá Maglia maio 11, 2010 às 12:43 pm #

    Ai Verena, que quindim mais lindo! Morro de medo de tentar em casa e ficar com um gosto muito forte de ovos. Mas essa sua receita parece que pega mais leve nos ovos, né?! Vou tentar….

    Beijos!

  8. Maura maio 11, 2010 às 2:08 pm #

    Olá Verena, estou louca para comer um quindim, essa idéia de fazer quantos quiser eu achei ótima, porque aqui só estamos no momento eu e meu marido então se sobrar vc já deve imaginar quem come né???!!!(eu) por isso vou fazer só a quantidade certa, obrigada adorei!!
    Estou para postar em breve uma receita sua que já foi bem explorada no mundo dos blogs , mas é uma delícia!
    bjs
    Maura

  9. valentinajacome maio 11, 2010 às 6:59 pm #

    Que coisa mai linda este quindim. Que saudade. nao como um ha anos. ai, fiquei com água na boca.

  10. Renata Boechat maio 12, 2010 às 4:50 pm #

    Querida Verena,

    Super dica deliciosa essa das gemas/quindim!!! Adorei, assim posso fazer 1 quindim e matar a vontade sem culpa!!!
    Fora o tanto que ficou lindão, perfeito!

    Abraço,
    Re

  11. Fla maio 13, 2010 às 1:15 pm #

    Tô quase tendo um piriri de tanta vontade desse quindim!
    Menina do céu, é de babar de bom!
    Perfeito!
    Bjs

  12. Pão, Bolos e Cia. maio 13, 2010 às 1:23 pm #

    Está muito bonito, dá mesmo vontade de dar uma trinca!
    Eu adoro brisas (com amêndoa), talvez por ter nascido e viver em Leiria, nas margens do Lis, mas também já fiz quindins (com coco) e adoro. A minha mãe antigamente fazia quindins também, talvez por ter estados muitos anos no Brasil em solteira.
    A receita que uso para as brisas usam os ovos inteiros, o que evita maiores desperdícios. Numa próxima vez experimenta esta sugestão http://paobolosecia.blogspot.com/2010/02/brisas-do-lis.html
    🙂

  13. Beatriz junho 11, 2010 às 5:01 pm #

    Oi Verena ! Este quindim é uma delicia ! Fiz outro dia aqui e nos regalamoas ! Obrigada pela receita ! beijocas

  14. Diana Torres dezembro 27, 2010 às 3:41 pm #

    Hi Verena

    Finalmente fiz o seu quindim e foi o maior sucesso, e’ realmente otimo e a dica de colocar muita manteiga na forma foi certa. Ja’ fiz duas vezes esta semana e agora vou fazer muita pavlova, pudim de claras e suspiros. Bjinhos diana

  15. May fevereiro 4, 2011 às 5:22 pm #

    Adorei a receita de quindins, parece bem simples e poder fazer poucos é ótimo!
    Vou fazer quatro, como vc fez.
    Beijo!

  16. Mário Sobreira fevereiro 20, 2013 às 12:15 pm #

    Lamento informar a autora deste post, mas s Brisas do Liz nao são originárias da culinária brasileira e nada têm a ver com o Quindim brasileiro.
    São originárias da região do alentejo, tendo sido trazidas para leiria na década de 30 do seculo passado e tendo começado a ser comercializadas no café colonial.

  17. mangiachetefabene fevereiro 20, 2013 às 6:15 pm #

    Mario, agradeo seu comentrio, mas acho que voc no entendeu. No disse que so iguais, disse serem parecidos, com a adio de amndoas nos doces portugueses ao invs de coco. Grata, Verena.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Suspiros: de noz pecã e também de limão « Mangia che te fa bene - junho 8, 2010

    […] as claras que tinham sobrado quando fiz os quindins para o niver do marido. Não jogue claras fora, podem até ser […]

Deixe um comentário

