Geléia de pimenta

2 jun

jun10 002

A Patty me pediu para postar a receita de geléia de pimenta depois de um comentário que fiz no blog dela… e como estava fora de casa, consequentemente sem as minhas listas e listas de receitas para testar, fui buscar outras possibilidades. Essa é para você, viu, amiga?

Achei várias mas esta em especial me chamou a atenção, vai suco de tangerina ou laranja e vem de Minas Gerais….para mim não precisa mais nada. E não é que a geléia é muito boa demais da conta? Gente, sério, eu adorei! Não fica muito forte e é perfeita para acompanhar carnes, grelhados e até queijos e pães.

A receita é da Dona Dinéia, de Rio Acima, e está aqui.  De qualquer forma transcrevo para facilitar a vida de vocês:

Geléia de Pimenta

900g de açúcar cristal (a receita original pede 1k, achei muito)
750 ml de água
200 ml de
glucose de milho
2 xícaras (de chá, cheias) de caldo de tangerina ou de laranja (usei tangerina daquelas da roça…!)
4 pimentas-dedo-de-moça inteiras (sem cabinho)

Bater, no liquidificador, as pimentas com o caldo de tangerina ou de laranja. Despejar em uma panela grande (sem coar), de preferência grossa, e pôr o restante dos ingredientes. Misturar bem. Levar ao fogo brando, mexendo de vez em quando, até virar uma calda grossa. Para saber se o doce está no ponto, pôr um pouco da calda em uma colher (sopa) e levar ao congelador por 30 segundos. Se ficar consistente, está pronta. Retirar a espuma que se forma sobre geléia, com uma escumadeira. Ainda quente, pôr a geléia em vidros esterilizados.

Dicas do Mangia

  • Para esterilizar os vidros: coloque-os submersos em água numa panela grande e funda e leve para ferver por pelo menos 15 minutos. Não esqueça das tampas.  Retire com cuidado usando uma pinça e coloque sobre uma tábua ou pano de prato para escorrer.
  • Essa geléia pode ferver e derramar, vai fazer a maior meleca no seu fogão (vai por mim, aconteceu comigo!). Ou você fica do lado da panela ou coloca um pires virado para baixo no fundo da panela como se faz com doce de leite.

Para terem uma idéia, eu coloquei até no frango grelhado que almocei ontem…delícia mesmo!

Rendeu 5 potes de 200ml. A consistência pode parecer meio líquida mas depois a geléia endurece um pouquinho.

PS: esse vidro está bem perua com esse paninho de oncinha, não é???

12 Respostas to “Geléia de pimenta”

  1. vera m junho 2, 2010 às 10:30 am #

    Oi Ve….
    adorei o novo lay-out….e a receita parece ótima!
    bjo

    P.S. ahhh…. eu trouxe a sorveteira, mas o tempo ainda n ajudou na estréia.

  2. iliane junho 2, 2010 às 10:32 am #

    linda..linda ficou a sua geleia..amei a receita…bjus…li

  3. Aqui na Cozinha junho 2, 2010 às 10:59 am #

    Verena do céu. Vc cumpriu mesmo sua promessa, hein.
    Fiquei doida para fazer a sua geléia. Do jeito q sou doida por geléia de pimenta, não vai demorar muito para eu fazer. Gostei da idéia do suco de tangerina, deve ficar divina. Deixa só acabar a que estou comendo q vou fazer.
    Beijos querida
    Patty Martins

  4. Bá Maglia junho 2, 2010 às 1:50 pm #

    Verena, não acredito! Estava atrás de uma receita de geleia de pimenta confiável há tempos! Meu marido é louco por pimenta e vive pedindo. Finalmente vou poder atender! Ah, e o vidrinho está realmente um luxo com a capinha de oncinha!

    Beijos!

  5. Léia Silva junho 2, 2010 às 3:38 pm #

    Oi querida
    Esses dias quis fazer uma receita e quando vi precisava de geleia de pimenta, então desisti, pois nunca havia nem escutado falar!
    Adorei a receita, o aspecto é ótimo.
    Um grande abraço
    Léia

  6. Nana junho 2, 2010 às 7:13 pm #

    Amiga, sabe que eu sou louca para fazer essa geléia?? hahaha
    Mas eu vi com casca de maçã… ihhh agora josé?
    bjsss

  7. Maura junho 2, 2010 às 9:00 pm #

    Provei uma vez na casa de uma amiga achei divina!!
    bjs
    Maura

  8. Priscila Beneducci junho 3, 2010 às 8:49 am #

    Que delícia. Já comi e nunca fiz. Com sua receita é a 4.a receita diferente desta geleia que copiei. Preciso fazer também.

    Beijos bom feriado…

  9. Fla junho 3, 2010 às 9:25 am #

    Deve ficar uma delícia né?
    A minha mãe faz uma (obrigatória nas festas de final de ano) só que com abacaxi. Fica bem ardidinha e bem gostosa também.
    Beijos

  10. Louise junho 4, 2010 às 7:27 pm #

    Verena, uma ótima receita, daquelas “bibliografia básica”, sabe?
    Vou guardar.
    Beijos!

  11. Nani junho 5, 2010 às 2:25 am #

    Hummm eu já comi geleia de pimenta, é maravilhosooooo!
    Vou fazer aqui em casa pra ver se fica igual a que comprei, a aparencia da foto é a mesma.
    Beijos

  12. Renata Boechat junho 9, 2010 às 11:07 am #

    Oi Verena,

    Tudo bem minha amiga?

    Eu adoro geléia de pimenta, aliás, adoro tudo de pimenta…mas tenho uma preguiça enorme de fazer…que horror!!!rsss…

    Essa aí me parece fantástica, e se vem das MGs, aí não tem erro…rsss…

    Me animei!

Deixe um comentário

