Criança na cozinha: cookies de chocolate e manteiga de amendoim

15 jun

jun10 026

Dia dos namorados estava virando a esquina…e eu sempre procuro fazer algo diferente para o marido, afinal, somos eternos namorados.

Meu pequeno de quase 5 anos (faz em julho) há muito me pedia para fazermos cookies de novo, já há algum tempo não levava ele para a cozinha comigo. E fazer uma gostosura para o papai foi o pretexto para uma tarde culinária. Com esse tempinho frio as brincadeiras fora de casa ficam restritas e fazer cookies com os filhos, sobrinhos ou netos, pode ser uma experiência muito especial para eles e para você.

Criança na cozinha - Cookies de chocolate e manteiga de amendoim1

Deixe os ingredientes já separados em tigelinhas e separe um avental para a criança, assim como o seu, ele(a) vai amar dividir esse momento com você e depois contar aos outros amiguinhos e família que foi ele(a) quem fez!

E foi ele quem fez todas as bolinhas, só mostrei como fazer a primeira! Que graça, amei ver o entusiasmo dele!

Esses cookies foram invenção da mamãe aqui, já que na hora em que resolvemos fazer os biscoitos se eu ainda fosse procurar receita em livros o pequeno ficaria agoniado de esperar…e deu super certo!

Cookies de chocolate e manteiga de amendoim

(xícara medidora 200ml)

150g manteiga sem sal em temperatura ambiente

1/3 xícara de açúcar mascavo

1/3 xícara de açúcar branco

1/2 xícara de chocolate em pó

2 xícaras + 2 colheres (sopa) de trigo

1 colher (sopa) bem cheia de manteiga de amendoim

1 colher (café) de fermento em pó

1 gema

  • Misture a manteiga com os açúcares e a gema. Incorpore o chocolate, a manteiga de amendoim, o fermento e o trigo.
  • A mistura deve ficar no ponto em que pode ser enrolada com as mãos, pode ser necessário acrescentar um pouco mais de trigo (uma colher de sopa).
  • Com uma colher de chá retire pequenas porções de massa e faça bolinhas com a mão. Deixe que a criança faça essa parte, as bolinhas podem ficar mais parecidas com ovinhos ou meio achatadas, mas a festa é delas!
  • Coloque em assadeiras forradas com papel vegetal ou tapete de silicone e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC.
  • As bolinhas vão ficar um pouco achatadas à medida em que estiverem assando e o ponto é quando as bordas começarem a soltar, vai depender do seu forno, uns 12 minutos.
  • Esse cookie fica macio por dentro.
  • Retire os cookies das formas e deixe esfriarem numa grade. Guarde em potes herméticos.

5 Respostas to “Criança na cozinha: cookies de chocolate e manteiga de amendoim”

  1. Fla junho 16, 2010 às 10:39 am #

    Aiiii que gostoso isso né? Eu acho super importante fazer a criançada participar da cozinha, afinal eu acho que assim eles tomam até mais gosto pelo sabor dos alimentos, se arriscam a experimentar coisas novas e tomam gosto por cozinhar também né?
    Adorei seus coockies querida. Tem amendoim então só pode ficar delicioso.
    Bjs

  2. Téia junho 16, 2010 às 10:58 am #

    Ai que delícia!!!! Tenho certeza que são momentos assim que ficam na lembrança das crianças. A criação da mamãe levou nota 10! A fitinha ficou uma grança enfeitando os biscoitos. Bjka, Ve.

  3. Gina junho 16, 2010 às 9:21 pm #

    Meus filhos, quando pequenos, não iam pra cozinha comigo, mas acho uma graça quando eles participam.
    Que fofura! E depois é só saborear e contar pra todo mundo que ajudou a mamãe.
    Bjs.

  4. Ameixinha junho 17, 2010 às 11:01 am #

    Crianças na cozinha é uma bagunça e uma alegria. Belos biscoitos🙂

  5. Priscila Beneducci junho 18, 2010 às 8:29 am #

    Que gostoso tudo…

    Ainda mais conhecer vc fazendo.

    Deixa a gente + em casa

    Beijos Priscila (MG)

Deixe uma resposta

