Bolo de clementinas

23 ago

DSC00040

Mais um bolo que me conquistou! Primeiro por ser cítrico e depois por levar amêndoa, o que conferiu ao prato um sabor muito bom e acredito a textura mais úmida.

Essa época de frio me deixa muito feliz por encontrar disponíveis tangerinas, clementinas, ponkans, mexericas, uma infinidade de tipos de laranja que adoro!

Vi a receita no Tachos de Ensaio, o delicioso blog da Marizé, o qual já me inspirou outras vezes. Ela viu num programa da Nigella Lawson e testou. Ainda bem que o fez e que dividiu conosco sua opinião sobre a maravilha.

A foto não está muito boa…tirei como o celular…mas acreditem que o sabor é divino!

Bolo de Clementinas

4 Clementinas (usei mexericas médias)
250g de amêndoa moída
225g de açúcar
1 colher (chá) de fermento
6 ovos inteiros

Coloque as mexericas numa panela com bastante água, leve ao fogo e deixe ferver durante 2 horas e até que as laranjas fiquem macias. Retire do fogo, escorra e deixe esfriar.
Coloque as mexericas (tirei as sementes) no processador e faça um purê.  Junte a amêndoa, o açúcar, o fermento e os ovos inteiros.
Volte a ligar o processador até obter uma mistura homogênea.
Pré-aqueça o forno a 190ºC e forre o fundo de uma forma de anel com papel vegetal. Eu usei uma forma de buraco bem untada com manteiga e farinha.
Leve ao forno durante 45m a 1 hora, ou até que esteja dourado e passe no teste do palito.
Deixe esfriar dentro da forma e sobre uma grade, antes de desenformar.

6 Respostas to “Bolo de clementinas”

  1. federica agosto 23, 2010 às 5:07 pm #

    wow è altissimo e sofficissimo questo dolce!!!!!!!!!! bravissima!!! buona serata!ciao!

  2. Maura agosto 23, 2010 às 6:27 pm #

    Oi Verena vc me ajudou outra vez, eu vi uma receita num blog com uma “cara” deliciosa que levava clementinas aí não entendi nada, afinal o que são clementinas??? agora voc me respondeu, bjs

  3. Fátima agosto 23, 2010 às 7:32 pm #

    Pois é, estamos em plena safra das mexericas e afins, vou aproveitar e fazer esse bolo, que me parece ser realmente divino. Beijos Verena.

  4. karina agosto 23, 2010 às 10:27 pm #

    Parabéns pela receita! estou curiosa para fazer!!!
    gosto do seu blog! abraços.

  5. Claudia Lima agosto 23, 2010 às 10:35 pm #

    Parece realmente muito saborosa. Fiquei louca para provar.
    Estas laranjas são fantásticas! Vê-se que ficou um bolo super fofinho.
    Bjs🙂

  6. iliane agosto 24, 2010 às 3:51 pm #

    que receita boa..não sabia o que eram “clementinas!”rsss..blog é cultura!!!se não vissse a receita em teu blog..numca iria saber..amei a receita..e..ficou muito lindo o seu..bjus querida…li

Deixe uma resposta

