Geléia de mexerica para nós, de bergamota para eles

21 out

geléia de mexerica blog

Assim que vi essa receita no blog da Rosley e do Jotta, percebi que era uma daquelas geléias que não podem faltar na minha mesa e despensa. Salvei a receita e fui comprar as bergamotas, ou melhor, mexericas. Bergamota é como se chama a tangerina ou mexerica em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul (quer saber mais, leia aqui).

Aqui em Sampa encotrei umas mexericas daquelas com casca bem fininha, perfumadas e de uma cor laranja bem forte, chamadas mexerica-rio.  Confesso que quando morei no Rio de Janeiro não as conhecia por esse nome, mas o que importa é a linda fruta.

A geléia é uma maravilha de boa! Não dá para parar de comer, fiquei totalmente fã e melhor ainda, o custo é muito baixo comparado ao produto final! A Rosley e o Jotta escreveram que a preparação era um pouco trabalhosa, mas não achei, somente demorada, já que a geléia demora um pouco para dar ponto. E rende bem! Com 14 frutas médias consegui 3 potes de 200ml e um de 100ml. Já estou quase sem…! Vou ter que comprar mais mexericas! O perfume da geléia e o sabor colocam qualquer dessas industrializadas no chinelo e se usar a fruta e o açúcar orgânicos a qualidade vai ao espaço!
Obrigada por compartilhar esse tesouro conosco, Rosley e Jotta! Já entrou definitivamente para meu caderno de receitas testadas e aprovadas!

Essa geléia fica bem parecida com a que usei para rechear as Orange Marmalade Rolls, mas achei ainda mais fácil de fazer.

Adaptei um pouco a receita para nosso paladar pois não gostamos de muito doce, mas a original está aqui.

Geléia de mexerica (bergamota)

Ingredientes:

14 mexericas bem lavadas (daquelas de casca fininha e bem cheirosa); 550g de açúcar; e água para cobrir a polpa e as cascas já fervidas.

Modo de fazer:

Descasque as merxericas e reserve as cascas. Com uma tesoura, corte-as em tirinhas (adorei essa idéia!!!). Coloque em uma panela com água e deixe ferver, escorra, coloque novamente na água fria e deixe ferver. Faça isso 3 vezes. Enquanto isso, separe os gomos, retire as sementes usando uma tesoura e retire também todas as partes brancas internas.

Coloque os gomos já limpos numa panela e cubra com água . Acrescente o açúcar e as cascas já escorridas e fervidas.

Deixe ferver por aproximadamente 2 horas. De vez em quando dê uma olhada e uma mexida. No final vá testando a consistência em um pires até achar o ponto ideal.

Esterilize vidros e tampas fervendo-os em água por pelo menos 15 minutos e envase. Não deixe ficar ar no vidro senão pode mofar a geléia. Pode guardar fora da geladeira até abrir.

12 Respostas to “Geléia de mexerica para nós, de bergamota para eles”

  1. Bá Maglia outubro 21, 2010 às 5:09 pm #

    Que delícia! Compro sempre essa geleia na feira porque nunca tinha achado uma receita boa (leia-se: fácil). Adorei! Agora não tenho mais desculpas…

    Beijo!

  2. Renata Boechat outubro 21, 2010 às 5:24 pm #

    Minha amiga, prefiro nem ver…kkkkkkk….ai Meu Deus, eu adoro geléias, o problema é que vou comer tudo, e consequentemente…virar uma baleia!!!! Oh Céus, o que fazer?

    Uai, fazer 1/3 da receita, que aí não se come muito…será? Ai, deu uma vontade de experimentar isso…rsss…tô frita!

  3. Ameixinha outubro 21, 2010 às 6:11 pm #

    Para nós aqui em Portugal também é tangerina e só o aroma já inebria qualquer um🙂 Deve ficar muito bom!

  4. mangiachetefabene outubro 21, 2010 às 8:26 pm #

    Ameixa, o perfume durante o cozimento j d vontade de comer de colher! Vale a pena! Um beijo! Verena

  5. Jotta e Rosley outubro 21, 2010 às 10:05 pm #

    Oi Verena! Muito obrigado, mais muito mesmo por ter feito essa receita e divulgado no teu blog. Você não tem ideia de como nos sentimos felizes e honrados por ver nossa receita num blog de “categoria” como o seu, o qual, aliás, acompanhamos desde o início do nosso. Você foi muito feliz em sua postagem e descreveu muito bem o sabor, textura e perfume da geleia. A nossa também acabou outro dia e, como a safra está acabando, é mais do que hora de fazer de novo! Abraços!

  6. Léia Silva outubro 22, 2010 às 7:51 am #

    Oi querida
    Que delicia, adoro tudo com mexerica!
    As batatas assadas que fiz como prato principal do jantar de aniversário do meu marido, tirei daqui! O sucesso foi imenso, tanto que ja’ fiz novamente e passei a receita para a italianada! Publicarei depois.
    Um grande abraço
    Léia

  7. Filipa outubro 22, 2010 às 8:58 am #

    Por cá são tangerinas! Adoro, adoro tangerinas e começam agora a aparecer as primeiras! O meu Avô tem imensas e todos os anos consumo-me a pensar novas formas de usa-las! Em bolachas, em biscoitos, em sorvetes, em gelados, em licor! Confesso que nunca fiz compota, pois sempre me pareceu demasiado complicado! A sua explicação está muito boa mesmo! Vou testar o quanto antes! Um beijinho

  8. Gina outubro 22, 2010 às 6:25 pm #

    Verena,
    Deixa eu te contar um segredinho…rs! Já fiz muita geleia de mexirica pra vender e não só dessa fruta, mas essa era uma das campeãs.
    Aqui é chamada de mimosa também.
    Minha família não tem hábito de comer geleia e só para mim acabo não fazendo. De vez em quando, mato a saudade e preparo uma.
    Grata pelo incentivo à carreira do filho, viu?
    Bjs.

  9. angela bosso outubro 25, 2010 às 10:22 am #

    Vê, que pena que por aqui não tenho mais fruta no quintal, na safra, cettamente farei, bjs

  10. Cristina Castro novembro 17, 2010 às 6:13 pm #

    Olá!
    Fiz a receita da geléia. O ponto passou um pouco..
    Mas ficou uma delícia.

    Valeu pela receita.

    bjs

    Cristina

  11. valdete castanhari agosto 16, 2013 às 7:53 pm #

    amei!!!! é maravilhosa a geleia de mexirica,

  12. ligia chaves abril 13, 2015 às 9:37 am #

    fui faz sem receita ficou amarga o que fazer?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: