Shaker Lemon Pie e a melhor massa para torta doce!

21 jul

DSC04608

Os limões no auge da beleza e sabor enfeitam e perfumam minha cozinha. Além dos limões cravo que ganho dos meus pais, o pediatra dos meus filhos tem um pomar de limão siciliano e depois de perceber que a boa mesa nos une, nos presenteia com sacolas de limão!

Não bastassem serem os do tipo siciliano, caros e difíceis de achar onde atualmente estou, esses são enormes e “de casa”, o que posso fazer? Torta! Dessa vez…há muitas outras receitas esperando para dar o ar da graça por aqui!

Esta torta me conquistou de cara quando a vi no blog A Cozinha Coletiva, do super talentoso Richie, e acabei me apaixonando também pelo seu sabor e delicadeza.

Fácil de fazer, só precisa de organização, pois os limões têm que macerar no açúcar por 12/24 horas para perderem sua acidez. Fora isso, piece of cake, ou melhor, piece of pie!

DSC04611

O Richie fala da importância da maceração do limão, além de retirar toda a parte branca e pele entre os gomos da fruta.  Ele orienta que “ as fatias de limão [sem casca, parte branca ou sementes] devem sem misturadas ao açúcar e reservadas em pote tapado, por 12 ou 24 horas, mexendo de vez em quando. Um bom modo de saber se o tempo já foi suficiente é provar uma fatiazinha, que não deve estar amarga. “

O resultado é uma loucura de bom, sério, a receita fala para deixar a torta esfriar completamente antes de cortar e servir, não aguentei e como tive que fazer duas receitas da massa, já que minha forma tem 3 cm de diâmetro a mais do que a receita pede, sobrou um pouco de massa e recheio e fiz uma “cumbuca” de teste… morna ela é deliciosa, a foto que inicia o post foi a prova e tirou nota 10!

Não guardei na geladeira pois durou só 2 dias e o frio estava intenso por aqui, mas se mora em local quente acho interessante seguir a orientação.

Essa massa de torta é a melhor que já fiz, fica uma delícia e crocante! Já usei para uma torta de morangos frescos com chantilly no aniversário do meu filhote e ficou divina! Só não cobri, assei a torta e depois de fria recheei com um creme feito com leite condensado, leite, ovos e um tiquinho de baunilha. Ficou uma delícia e como consumimos no mesmo dia nem coloquei gel de brilho ou gelatina sobre os morangos! A massa da torta com o sabor dos morangos frescos, hummmm! Adorei essa massa e agora é minha favorita!

Richie, muito obrigada pela maravilhosa receita!

Segue a receita como está em A Cozinha Coletiva:

Para a massa:

1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;

1 colher de chá de sal;

1 colher de chá de açúcar;

120g de manteiga gelada em pedacinhos;

3 colheres de sopa de água gelada (usei só 1)

Preparo da base:

Misture farinha, sal e açúcar. Adicione a manteiga e amasse com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Adicione as colheradas de água aos poucos, amassando o suficiente para formar uma bola homogênea. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de 22cm de diâmetro, deixando uma borda de 2cm. Aperte a borda com os dedos para formar o acabamento. Reserve na geladeira.

1 ovo batido, para pincelar;

Açúcar cristal, para polvilhar.

Para o recheio:

2 limões amarelos [usei Siciliano, mas o mais indicado é o Meyer];

2 ¾ xícaras açúcar;

¼ de colher de chá de sal;

4 ovos batidos;

4 colheres de sopa manteiga derretida;

3 colheres de sopa de farinha de trigo;

2 colheres de sopa de creme de leite fresco [opcional].

Começe com 24 horas de antecedência:

Lave e seque bem os limões. Rale a parte amarela da casca e reserve*. Retire toda a parte branca que envolve a polpa dos limões. Usando um fatiador ou uma faca bem afiada [ou ainda o truque de congelar o limão antes de fatiar] fatie os limões o mais fino possível, e retire as sementes. Coloque as fatias em uma tigela ou pote de vidro ou metal, adicione o açúcar e as raspas, misture bem, cubra e deixe macerar, mexendo de vez em quando, por 24 horas, em temperatura ambiente.  * Eu coloquei as cascas raladas junto e achei que ficou muito bom!

Prepare a massa:

Abra metade da massa com um rolo e cubra o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro. Reserve na geladeira.

Preparo do recheio e montagem:

Bata bem os ovos, com um fouet. Adicione a manteiga derretida, o creme de leite e a farinha, mexendo até ficar homogêneo. Incorpore a mistura de limões e açúcar.

Recheie a torta com esse creme.

Abra o restante da massa, cubra a torta, fechando bem nas laterais, e pincele com o ovo batido. Faça uns cortes sobre a massa, para o vapor escapar enquanto a torta assa. Polvilhe um pouco de açúcar e leve a torta ao forno, preaquecido a 200 graus, por 30 minutos. Abaixe o fogo para 180 graus [cubra a torta com papel alumínio, se a superfície já estiver bastante dourada] e asse por mais 20 minutos.

Deixe esfriar completamente e sirva em temperatura ambiente. Conserve na geladeira.

DSC04591

4 Respostas to “Shaker Lemon Pie e a melhor massa para torta doce!”

  1. Richie julho 22, 2011 às 7:47 am #

    Ahhh, que bonito apareceu por aqui!hehehe

    Fico mto felliz que tenha aprovado, a torta e a massa!hehe E que delicia ganhar sacolas de limão desse jeito! Seu recheio ficou com uma cor linda!

    Um bjo e obrigado por testar e pelas palavras!

    Richie

  2. iliane julho 22, 2011 às 9:18 am #

    ficou linda a sua torta..tambem tenho um vizinho que tem limão siciliano no quintal..e tenho aos montes aqui em casa!!!!!amei..bjus..li

  3. federica julho 22, 2011 às 4:51 pm #

    ciao!!!!!!!che splendida torta!!complimenti!!!

  4. Ameixinha julho 27, 2011 às 6:29 pm #

    Limões são uma paixão e quando são oferecidos e biológicos, ainda melhor🙂 A tarte deve ser mesmo uma delícia!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: