Limões, limões, limões…o amarelo vibrante dos limões sicilianos chamam minha atenção assim que entro na cozinha e mais uma vez fui buscar inspiração para testar outra receita com eles. Quem mais do que o Lebovitz (David) com as maravilhosas sobremesas para inspirar? Esta receita foi um hit, tive que me segurar para não comer tudo de uma vez…que vergonha!
A única coisa que eu mudarei da próxima vez é retirar as peles (membranas) que envolvem os gomos do limão e a pele branca. O sabor fica um tanto forte demais, chegando ao amargo e não agrada a todos.
Corra ao supermercado e compre os limões, vá para casa e experimente essas barrinhas…uma perdição! Para fazer várias e várias vezes! Viva o Lebovitz!
A receita original em inglês está aqui, segue a tradução livre:
Whole Lemon Bars
Rende uma forma quadrada de 20,3cm (a minha tem 21cm), consegui 12 quadradinhos médios
Use limões orgânicos se conseguir, os outros contêm uma camada de cera protetora e agrotóxicos.
Massa
1 xíc. (140g) trigo
1/4 xíc. (50g) açúcar
1/4 colher (chá) de sal
8 colheres (sopa) (115g) de manteiga sem sal derretida
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
Cobertura de limão
1 limão orgânico (se conseguir)
1 xíc. (200g) açúcar
3 colheres (sopa) (45ml) de suco de limão
3 ovos grandes em temperatura ambiente
4 colheres (chá) amido de milhor
1/4 colher (chá) sal
3 colheres (sopa) (45g) manteiga sem sal derretida
Opcional: açúcar de confeiteiro para decorar na hora de servir
1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
2. Vire de boca para baixo uma forma quadrada de 20cm e cubra a parte de fora com papel alumínio, a parte brilhante para fora. Pressione bem para que fique exatamente com os contornos da forma. Remova o papel alumínio e desvire a forma. Coloque o papel dentro da forma e ajuste bem os cantos. Deve ser bem liso mesmo. (É meio chato de fazer, mas ajuda muito na hora de desenformar!)
3. Numa tigela média misture: trigo, 1/4 xícara de açúcar (50g), 1/4 colher (chá) de sal, 8 colheres (sopa) (115g) da manteiga derretida e a baunilha. Mexa somente até misturar.
4. Cubra o fundo da forma com a massa, usando suas mãos ou uma pequena espátula para alisar e deixar nivelada.
5. Asse por 25 minutos ou até que esteja dourada.
6. Enquanto a massa está no forno, corte o limão no meio, remova as sementes e corte em pedaços grandes. *Aqui acho que ainda deve-se retirar as membranas que separam os gomos e a parte branca entre a casca e a polpa da fruta. Aconselho tirar a casquinha (zest) com um microplane ou ralador, tomando cuidado para não chegar à parte branca. Descascar e descartar a parte branca e as membranas que envolvem os gomos. Desta forma o recheio não irá ficar amargo. Imaginem…eu dando pitaco na receita do Lebovitz…que onda!
7. Coloque a polpa do limão e a casca (zest) num processador ou liquidificador com o açúcar e o suco de limão, ligue e deixe bater até que esteja bem processado. Junte os ovos, amido de milho, 1/4 colhelr (chá) de sal e 3 colheres (sopa) (45g) de manteiga derretida, processe até que esteja homogêneo. Caso haja alguns pedacinhos de limão não há problema.
8. Quando a massa estiver pronta, retire do forno e abaixe o fogo para 150ºC. Jogue o recheio sobre a massa quente e leve novamente ao forno por mais 25 minutos ou até que o recheio já esteja firme.
9. Retire do forno e deixe esfriar completamente. Assim que esteja frio, com cuidado remova a massa e recheio da forma segurando pelo alumínio. Retire o alumínio com cuidado. Corte as barras em quadrados ou retângulos. Polvilhe açúcar de confeiteiro antes de servir.
Como guardar: as barras duram três dias em temperatura ambiente se estiverem num vasilhame bem fechado. Podem ser congeladas por um mês. Deixe descongelarem em temperatura ambiente antes de servir.
Me deu vontade mesmo de sair correndo atrás de limões amarelos…
Que sugestão deliciosa!!!
Parece um pouco trabalhosa de fazer mas, às vezes precisamos encarar pra depois apreciar a delícia final. Valeu a dica Verena, abraços!
que maravilha amiga…deve dar gosto mesmo de comer…bjokinhass
amiga, vamos ser sempre azedinhas, pq eu também sou loka por limões, siciliano então, me salva.
Tu tá morando em Sitio é? Vc e os pequenos, como estão?
Bjsss com saudades.
Nana
Hmmm.. adorei seu blog!!! É de ficar com água na boca!!
Beijos
Marcieli
http://trocandofigurinhass.blogspot.com