Bisnaguinhas de casa

17 ago

DSC04864

No nosso novo endereço não há lanchonetes fast food, principalmente aquela do palhaço…que as crianças (e adultos!rsrsrs) adoram! E como não seria diferente, meu pequeno sente falta do passeio e do lanche. Pediu para a mamãe fazer hamburguer. Logo fui procurar uma receita de pão de hamburguer para satisfazer a vontade gastronômica do menino. Resolvi também fazer os hamburgueres, wth…só misturar a carne moída com temperos (usei cebola desidratada, orégano, sal, pimenta do reino e cheiro verde) e voilá.  Nem apareceu a carne na foto…

Achei essa receita da Akemi, do Pecado da Gula, e asseguro que é uma delícia! Além dos pães ficarem muito parecidos com os pães de hamburguer comprados, são mais saborosos e saudáveis. Fiz uma noite fast food em casa, com direito a batata “frita-assada no forno” e a felicidade foi geral, pai e filho se esbaldaram! Aprovadíssimo!  Ela chama de bisnaguinhas, mas dei a forma de pães de hamburguer.

Segue a receita como no blog Pecado da Gula, eu fiz na MPF e deu super certo!

Bisnaguinhas

Levedo:
100g de farinha de trigo
11g de fermento seco para pão
110ml de água morna

Massa:
100ml de leite morno
50g de açúcar* (reduzi pois não queria pão mais adocicado, o original pede 100g)
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 ovo jumbo
1 colher (chá) de sal
400g de farinha de trigo

Misture os ingredientes do levedo numa vasilha. Fica uma massa bem grossa mesmo. Cubra com filme plástico e deixe descansar até triplicar de volume (cerca de 25 minutos).
Numa batedeira com gancho para massas pesadas, coloque o levedo, o leite, o açúcar, manteiga, ovo e sal. Bata em velocidade baixa até ficar bem misturado. Junte a farinha de trigo aos poucos em velocidade baixa. Pode colocar tudo. Demora um pouco até que ela seja toda incorporada.
Quando isso acontecer, aumente para velocidade média e bata 10 minutos. Tem que ficar uma massa elástica, como um chiclete. Não adicione mais farinha de trigo, é a quantidade exata.
Numa assadeira grande untada e enfarinhada. pingue porções da massa com colher de sobremesa. Deixe um espaço entre uma bolota e outra ou senão, modele nas mãos.  A Akemi fez bolinhas de 80g, conseguiu 12 unidades. Eu fiz de 50g, rendeu um pouco mais, mas esqueci de contar…

Cubra a assadeira com filme plástico e deixe fermentar até que tripliquem de tamanho e fiquem todas juntinhas.
Pincele levemente com ovo batido e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por 15 a 20 minutos ou até que fiquem bem corados.

Na MPF: faça o levedo misturando os ingredientes numa vasilha. Fica uma massa bem grossa mesmo. Cubra com filme plástico e deixe descansar até triplicar de volume (cerca de 25 minutos).  Unte a cuba da MPF com óleo e  progurame para ciclo Massa. Coloque o leite, o levedo, açúcar, manteiga, ovo e sal.  Deixe misturar.  Junte o trigo aos poucos e deixe  que o ciclo siga até o final.  Retire a massa da MPF.

Numa assadeira untada e enfarinhada ou com silicon mat coloque pequenas porções da massa modeladas em bolinhas de 50g aproximadamente.  

Cubra com um pano de prato limpo e deixe triplicar de tamanho. Pincele levemente com ovo batido e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por 15 a 20 minutos ou até que fiquem bem corados.  Eu coloquei gergelim sobre os pãezinhos para ficar com cara de pão de hamburguer!

10 Respostas to “Bisnaguinhas de casa”

  1. Cinara agosto 17, 2011 às 6:04 pm #

    Oba! Mais uma receita para fazer na máquina! Adoro quando você testa as receitas na MPF e publica pra gente poder aproveitar também… Obrigada por compartilhar! Beijos, Vê!

  2. iliane agosto 17, 2011 às 6:05 pm #

    que bom Verena..na verdade..aquele do palhacinho todo mundo ama..não é mesmo?mas..feito em casa..é muito bom..bjus

  3. Jotta e Rosley agosto 17, 2011 às 11:15 pm #

    Oi Verena, essa receita lembra os MacRosley Feliz que a Rosley fazia quando os nossos pequenos pediam aqueles do palhacinho. Ótima alternativa e bem mais saudável com certeza, abraços!
    Obs: tá rolando um sorteio no nosso blog, http://cozinhandocomrosleyejotta.blogspot.com/2011/08/rosley-e-jotta-sorteando_15.html

  4. Gina agosto 17, 2011 às 11:28 pm #

    E ganha disparado daquela famosa do palhacinho…rs!
    Bjs.

  5. Ameixinha agosto 18, 2011 às 11:05 am #

    Sou inseparável da minha máquina do pão 🙂 Não sou muito fã de hamburguer mas ficou bem bonito nesse pãozinho.

  6. Rachel Azevedo agosto 18, 2011 às 10:31 pm #

    Amiga Verena, que bom que achou uma forma de satisfazer seu menino, afinal para isso “também” servem as mães, não é mesmo…rs!
    Pelo aspecto, os pães ficaram ótimos e a carne sempre fica muito melhor feita em casa, afinal sabemos cerinho o que colocamos nela, né?!!!
    Deu até vontade de comer um agora!
    Bjuss!!!

  7. mangiachetefabene agosto 19, 2011 às 5:03 pm #

    É verdade! Ele adorou! Um ótimo final de semana!

  8. Renata Boechat agosto 25, 2011 às 9:07 am #

    Super!

    Eu prefiro mil vezes lanches caseiros àqueles da tal lanchonete famosa (que aliás eu evito a todo custo!)

    Seus pãezinhos ficaram perfeitos, que bom!

  9. Akemi agosto 26, 2011 às 8:52 pm #

    Confesso que sou viciada no lanche dessa rede mas sua versão caseira ficou de babar! Adorei a idéia de fazer no formato de pão de hamburguer e vou testar da próxima vez! Bjss e bom final de semana!

  10. Lucia Pagotto dezembro 13, 2011 às 4:14 am #

    Ve,acabei de fazer e amei…passando uma manteiguinha ainda quente ja tava bom,depois que esfriou a maca ficou leve e deliciosa…amei…..bjs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: