Cookies de chocolate para a Bela

27 out

Cookies de chocolate (8)

Dia desses minha irmã e eu conversando ao telefone e ela me pediu uma boa receita de cookies para fazer para minha sobrinha levar de lanche na escola. Não dá para mandar só biscoitos comprados, não? Fico até assustada ao ler o conteúdo do pacote, é conservante, estabilizante, gordura vegetal…vixi…

A gente tem que fazer malabarismo com os pequenos e o lanche, não? O meu se deixar quer levar todo dia pão com nutella….tento diversificar bem e sempre mando fruta e suco.  Pelo menos é mais balanceada a refeição. 

Lembrei dessa receita que tenho há …centos anos, desde que assinava a Revista Capricho, pois é, na minha adolescência eu assinei a revista e adorava! Ficava louca esperando o dia que ela chegaria em casa!

Enquanto estão mornos o chocolate de dentro fica mole quando a gente morde…olha a foto!  Bela, esses são para você! Beijos!!!!

Mas enfim, essa receita é ótima e fácil de fazer, são perfeitos para a a Bela, que ama chocolate.  Dei uma leve adaptada e transcrevo como faço:

Cookies de chocolate

2 ovos (temperatura ambiente)

1 colher (café) de bicarbonato de sódio

100g de chocolate meio amargo picado não muito pequeno

16/17 colheres (sopa) de trigo

3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente

4 colheres (sopa) de açúcar mascavo

4 1/2 colheres (sopa) de açúcar branco

*Opcional: 1/2 colher de (café) de baunilha; 1 colher (sopa) de nozes, avelãs, pecans, macadâmias…qualquer tipo de nozes; 1 colher (sopa) de uva passa sem semente…use sua imaginação!

Cookies de chocolate (2)

Coloque todos os ingredientes num bowl e misture bem, com as mãos ou colher de pau. A massa deve ficar uniforme mas ainda conter os pedacinhos de chocolate.

Faça bolinhas do tamanho de um brigadeiro médio** e leve ao forno pré-aquecido (180ºC) em assadeira untada ou com silpat ou com papel assa tudo, não coloque as bolinhas muito próximas. Prefiro usar o silpat ou o papel assa tudo, acho que desgruda super bem e não estraga os cookies, mas se não tiver não se desespere!

Cookies de chocolate (3)

**não sou muito perfeccionista nas bolinhas…por isso alguns saem maiores e mais gorduchos…!

Normalmente em 15/18 minutos estão bons, mas depende muito do forno. O ponto que gosto é quando o centro do cookie ainda está meio molinho, depois ele vai firmar mais, eles continuam assando mesmo fora do forno.

Cookies de chocolate (6)

Retire do forno, dê uns minutinhos para esfriarem e coloque para terminar de esfriar numa grade. Ou então improvise, como eu. Minha grade é pequena para os 25 cookies que consegui, não me fiz de rogada, virei a cesta da minha “seca salada” e pronto, funcionou muito bem!

Guarde em recipiente fechado.

10 Respostas to “Cookies de chocolate para a Bela”

  1. federica outubro 27, 2011 às 6:15 pm #

    mmmmmmmmmmm…deliziosi!!!!!!!!!!!!

  2. Anna outubro 27, 2011 às 7:28 pm #

    Eu adoro fazer cookies, tenho uma receita parecida com a sua, só não coloco manteiga, para ficar um pouco mais light, se ficar um pouco seco , jogo gotas de água.
    Uso o chocolate Melk, mesmo depois de frio continua saindo o chocolate.
    E para secar os biscoitos utilizo atuamente a grade de biscoitos, mas já fiz muito como você.
    Uma dúvida; qual a diferença entre Roul’Pat(ele não vai ao forno ,só serve para esticar massa em cima da pia???) e silpat (este seria para assar biscoitos no forno).
    Adoro seu blog, o meu está parado a um ano, desde que começou obra aqui em casa, em breve pretendo voltar.
    Mas sempre recebo seus posts, adoro.
    Beijos

  3. Lylia Diógenes outubro 28, 2011 às 9:58 am #

    Oi Verena,
    Fiquei com água na boca! Adoro suas receitas, pois sempre dão certo.
    A massa da quiche com tomates e queijo ficou eleita como a minha favorita.Repeti já duas vezes no blog e em casa várias vezes.
    Bj e ótimo fim de semana,
    Lylia

  4. Ameixinha outubro 28, 2011 às 2:53 pm #

    Gosto do fato de levarem pouca gordura 🙂 Cara boa!

  5. Mi outubro 31, 2011 às 12:13 pm #

    Oi vê…agora já copiei a receita e vou fazer esta tarde se conseguir um tempinho…a chuva fina que cai lá fora dá uma vontade de delícias como esta. Obrigada e bj nosso

  6. Bela outubro 31, 2011 às 12:17 pm #

    nossa tia vê, estou emocionada por ter mandado esta receita em minha homenagem! 🙂 Beijos saudades Bela

  7. Renata Boechat novembro 3, 2011 às 8:45 pm #

    Minha amiga, se esses cookies se chamassem cookies de chocolate para Renata também eu ficaria muito satisfeita!

    São meus preferidos, mas infelizmente tenho um pequeno trauma…rsss….quando fiz intercambio nos EUA engordei muito devido aos cookies que eu não parava de comer…que coisa né? rssss…

    Guardei a receita, pois mesmo assim, tem horas que eu não resisto, e necessito de uns chocalate chip cookies pra me fazer feliz!

    Um grande abraço pra você, seus cookies ficaram divinos!

  8. Nicanor janeiro 18, 2012 às 6:20 pm #

    Vê, você usou trigo em grãos ou farinha integral? se é em grãos, tem que hidratar? Beijos

  9. Ronan Rangel setembro 1, 2012 às 1:11 am #

    Sou estudante e adepto da culinária de guerrilha. Ultimamente tenho me aventurado mais na cozinha buscando fugir dos produtos com ingredientes de nomes esquisitos. Quero fazer os seus cookies mas estou com a mesma dúvida do Nicanor, você usou farinha de trigo ou só trigo?

    Pergunto porque na foto que você postou dos ingredientes no bowl, não parece ser farinha de trigo.

    Espero que me responda logo (ou alguém que já fez a receita) porque o final de semana está chegando e quero experimentar muito na cozinha, e os seus cookies estão em um lugar privilegiado na fila.

    Beijos!
    Ronan

  10. Verena setembro 12, 2012 às 3:08 pm #

    Nicanor,
    use farinha de trigo mesmo!
    Um abraço,
    Verena

Deixe uma resposta

