English muffins para recomeçar

17 out

DSC07052

Nem sei por onde começar, ou melhor, recomeçar…

Há meses não aparece nada novo por aqui, eu simplesmente fui deixando o dia a dia tomar conta e a falta de tempo literalmente me engoliu.  Ou melhor, um projeto muito importante preencheu todo o tempo que eu tinha extra, minha pequena princesa.

Ela ainda precisa de vigilância constante, faltando pouco para fazer dois anos está mais ativa do que nunca, mexe em tudo o que vê (tão diferente do irmão mais velho!) e quer subir em tudo, já aprendeu a subir no sofá e na cama do irmão.  E eu não posso discuidar, nem uma piscadinha…fecho as portas e tento deixá-la comigo na cozinha…por alguns minutos ela se distrai com algo mas de repente percebe que suas fronteiras estão fechadas e aí já viu, fica completamente agoniada e quer de todo o jeito ir para outros destinos… e dá-lhe soco na porta…

As descobertas dela me fascinam, os pequenos sons que começa a reproduzir, ainda não ouvi me chamar de mamãe, mas já está ensaiando algumas coisas, os olhares quando reconhece algo ou escuta uma música que gosta.

Não deixei de cozinhar, afinal temos que comer, mas não deu para trazer nada para cá.

Agora vou aos poucos, bem devagarinho, postar uma ou outra receita. Esse pão era para ter sido postado ontem, mas não deu…foi faxineira em casa, supermercado, a correria do dia a dia e depois o aniversário de uma amiga querida, não dei conta de sentar no computador às onze e tanto da noite.

A Zorra, do lindíssimo blog http://kochtopf.twoday.net, chamou a todos os amantes de pão para postar ontem, dia 16 de outubro, em comemoração ao  7º World Bread Day e esta receita estava destinada a esse propósito.

Mas tudo bem, hoje consegui escrever um pouco. E assim vou, sem pressão, sem cobranças, going with the flow…

Com relação aos pãezinhos…que são o que interessa, esta receita é nova, primeira vez que a faço, e confesso que esperava pães mais macios. Não são duros, é que a massa estava tão linda e fofinha. Mas o sabor é delicioso e torradinhos ficam dos deuses! Eu não tenho uma frigideira de ferro nem grelha de ferro, então virei uma panela de ferro e lá fiz os English Muffins!

                                  DSC07053

English muffins
receita do Peter Reinhart’s The Bread Baker’s Apprentice  e retirada do blog Pete Bakes

xícara = 240ml

2 1/4 xícaras trigo branco
1/2 colher (sopa) de açúcar
1/4 colher (chá) de sal
1 1/4 colher (chá) de fermento seco
1 colher (sopa) de  gordura vegetal ou manteiga (temperatura ambiente) * usei manteiga
3/4 – 1 xícara de leite (temperatura ambiente)
fubá ou flocos de milho (fino) para polvilhar

1. numa tigela grande mistura o trigo, açúcar, sal e fermento.  Junte a manteiga e 3/4 da xícara de leite.  Junte o 1/4 da xícara de leite restante se estiver muito seca a mistura.

2. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por uns 10 minutos.  Coloque então a massa numa tigela levemente untada com óleo e cubra com filme plástico, deixe crescer por uma hora.  Divida a massa em 6 porções iguais e forme bolas.  Forre uma forma com papel vegetal ou silpat e e levemente unte com óleo e polvilhe fubá.  Não coloque as bolas muito próximas na forma, deixe um espaço para crescerem.  Cubra com filme plástico (sem apertar) e deixe crescer mais uma hora.

DSC07048

3. Pré-aqueça o forno a 175ºC e no fogão coloque uma frigideira de ferro. Como eu já disse usei uma panela de ferro virada.  Pincele levemente com óleo a frigideira/panela virada e com cuidado coloque duas bolas de massa para “cozinhar”, até que a parte de baixo do muffin esteja bem marron, cerca de 5-8 minutos.   Com jeito vire o muffin e coloque a outra parte para baixo para “cozinhar” também, por uns 5-8 minutos.  Eles irão perder a forma de bola.

4. Quando os muffins estiverem bem tostadinhos remova-os com uma espátula e coloque-os numa assadeira polvilhada com fubá, leve ao forno já pré-aquecido. Asse a 175ºC por 5-8 minutos. Não espere todos os muffins serem “cozidos” na panela/frigideira de ferro para levá-los ao forno juntos, assim que a primeira leva estiver pronta mova os muffins para o forno. Isso pode ser um pouco confuso, mas é só anotar o tempo de cada leva, coloque um papel e lápis à mão!

5. Assim que os muffins forem assando retire-os do forno e coloque numa grade para esfriar por pelo menos 30 minutos antes de cortar ou servir os bonitinhos! Com muita manteiga ou geléia aproveite esses English Muffins!  Guarde na geladeira ou no freezer!

PS: torradinhos e cobertos com manteiga e mel são divinos! Ah e não se esqueça do café!

PS2: Essa receita pode ser feita na máquina de pão, coloque a água e os ingredientes secos depois e leve para sovar no ciclo massa. Depois siga as instruções conforme o item 2, na parte de dividir a massa em seis porções e vá adiante!

Beijos e até breve!

Anúncios

9 Respostas to “English muffins para recomeçar”

  1. Renata Boechat outubro 17, 2012 às 3:33 pm #

    I can’t believe!!!

    Minha querida, você está de volta, isso é muito bom!

    Estou feliz, de verdade!

    E com pães, maravilhosos, e eu confesso que pensava que muffins eram só aqueles doces, que bom, aprendi uma coisa nova,

    Grande beijo,
    Seja muito bem vinda!

  2. Helena outubro 17, 2012 às 3:38 pm #

    Êêêêêêêê!!!!
    Você voltou!!!! que bom !!!!!
    abraços
    Helena

  3. Lucas outubro 17, 2012 às 4:08 pm #

    Seja bem vinda de volta!

  4. Verena outubro 17, 2012 às 5:11 pm #

    Helena, adoro seu encorajamento! Obrigada pelo carinho, sempre! Beijos!

  5. Verena outubro 17, 2012 às 5:12 pm #

    Lucas, obrigada! Espero conseguir vir com mais frequência! Um abraço!

  6. sallybr outubro 17, 2012 às 6:31 pm #

    Que deliciosa surpresa ve-la de novo na blogosphera, e partipando do World Bread Day!

    Maravilha!

    beijao,

    S

  7. Maura outubro 17, 2012 às 7:25 pm #

    Enfim voltou..isso é muito bom, vc faz falta!!!
    bjs

  8. Marisa Cainé outubro 17, 2012 às 10:42 pm #

    saudades das suas atualizações, bjs Marisa Cainé

  9. angela outubro 17, 2012 às 11:25 pm #

    feliz demais de ter ver por aqui, sei bem o que é isto, mas nossa hora de voltar anda que lentamente. adorei os pães. bj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: