Torta americana de maçã para esquentar e fazer feliz

2 jun

DSC09016

(a foto foi tirada no final da tarde, com chuva…iluminação ruim…pena…ao vivo estava espetacular!)

Torta de maçã… uma paixão antiga, desde a infância quando lia histórias em quadrinhos do Pato Donald. A Vovó Donalda fazia aquelas maravilhosas tortas e as colocava fumegantes na janela da casa para esfriarem e sempre havia algum espertinho de olho para aproveitar a deixa e “nhac”. Provavelmente uma grande maioria dos leitores e amigos do blog desconhecem do que estou falando…mas meus amigos do século passado me entendem….

Daí conheci uma torta especialíssima feita pela tia Graciana, normalmente para acompanhar um frango ou pato assado…perfeição! Mas essa é segredo de família…

E depois conheci a verdadeira torta americana, na fonte…maravilha! Lembro-me de um passeio que fiz pelas terras Yankes quando visitei uma pequena cidade na Califórnia e tomei um café com torta de maçã quentinha e sorvete de canela….hummmmmmmm! As memórias gastronômicas ficam para sempre!

Esta receita me cativou na hora em que vi a foto dessa torta no blog da Paula!!!! Separei para testar e aí veio este final de semana de feriado, com friozinho…achei que era o momento perfeito! E que perfeição…acabou num piscar de olhos!

Fiz exatamente como ela ensina, só que usei maçãs Fuji e fatiadas bem fininho, apenas por gosto pessoal. Cheguei a cogitar usar um tempero que tenho e gosto chamado “Four Spices”, mas consegui resistir à minha mania de mudar as receitas na primeira vez em que faço, e aí ficou como ela descreve.

Na cobertura da torta resolvi fazer uma treliça com a massa para dar um toque e achei que ficou super bonita, modéstia à parte.

Para ser feita muitas e muitas vezes…acompanhada de um sorvete de canela (que ainda vou experimentar fazer), de creme, de chocolate e sem sorvete…deliciosa!

Segue a receita tal como a Paula postou, fiz algumas anotações pessoais!

Torta americana de maçã da vovó (receita daqui)

xícara 240ml

*Massa Brisée

(essa massa é um espetáculo! Acho que irei adotá-la….)

· 2 1/2 xícaras de farinha de trigo

· 1 colher de sopa de açúcar

· 1 colher de chá de sal

· 200g de manteiga gelada, cortada em pedacinhos (sem sal)

· 1/4 de xícara de água bem gelada (deixe um pouquinho a mais reservado, se precisar)

* Para o recheio

· 8 maçãs médias ácidas (usei Fuji) descascadas, sem o miolo e cortadas em fatias finas

· 1/4 de xícara de açúcar cristal

· 1 colher de chá de canela em pó

· noz moscada a gosto (opcional) – eu usei e ficou muito bom!

· 1 colher de sopa de suco de limão

· 1 colher de sopa de maizena

· 30g de manteiga cortada em pedacinhos (xi, esqueci!)

Para pincelar

· 1 gema, misturada com 1 colher de sopa de creme de leite (usei leite mesmo)

· açúcar cristal para polvilhar

Massa: No processador, pulse juntos a farinha, açúcar e sal para misturar. Junte os pedacinhos de manteiga gelada, e pulse algumas vezes para obter uma farofa grossa, com pedaços de manteiga maiores (os maiores devem ter o tamanho de ervilhas).  Com o processador ligado, junte a água gelada até a massa se juntar ligeiramente.

Passe para uma superfície de trabalho polvilhada com farinha de trigo e junte delicadamente a massa (vai estar um pouco seca e quebradiça, mas apertando um pouco ela se junta) formando uma bola. Se estiver ainda muito seca e não der pra juntar, espirre um pouquinho mais de água. (*Eu não tive grandes dificuldades…não usei mais água, a massa chegou junto direitinho!)Essa massa não deve ser amassada nem trabalhada em excesso, senão fica dura. Divida em duas partes e embrulhe em plástico. Deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Reserve.

Numa tigela grande, misture as maçãs, açúcar, canela, noz moscada, suco de limão e a maizena com as mãos. Reserve na geladeira enquanto abre a massa.

Separe uma forma para tortas de vidro refratário redonda de 20cm.

Numa superfície de trabalho polvilhada com farinha de trigo, abra um dos discos de massa com o rolo e estique o suficiente para cobrir o fundo e laterais da forma. Ajeite com as mãos – se quebrar é só pressionar para remendar.

Corte a sobra de massa com uma faca ou tesoura e leve a forma forrada de massa ao freezer por 10 minutos.

*Prepare a tampa da torta: abra o segundo disco de massa. Coloque o recheio de maçãs sobre o fundo já preparado, formando um monte alto no centro e distribua os pedacinhos de manteiga por cima. Coloque o disco de massa da tampa sobre o recheio pressionando levemente,  sele as laterais com um garfo ou apertando com os dedos para formar um desenho bonitinho. (Eu fiz uma treliça com faixas de massa, coloquei as faixas de massa presas num lado, depois fui trançando as outras e colei nas bordas). Faça três furos com uma faca no topo da torta para escapar o vapor. Leve ao freezer por 20 minutos, enquanto aquece o forno a 200 graus. (Meu forno já estava quente, um pão havia acabado de ser assado. Pulei essa etapa do freezer por 20 minutos).

Coloque a torta sobre uma assadeira forrada com papel manteiga (dá menos trabalho pra lavar depois). Pincele com a mistura de gema e creme de leite (usei leite integral) e polvilhe com bastante açúcar cristal.

Asse por 20 minutos, até começas a dourar. Reduza o forno para 180 graus e asse por mais uns 40 minutos, até estar bem dourada. Deixe amornar e sirva – a torta é melhor consumida no mesmo dia em que foi feita, porque o recheio começa a amolecer a massa.

No dia seguinte o recheio endurece mais, fica mais fácil e bonito de servir, se sobrar para o dia seguinte…

DSC09019

15 Respostas to “Torta americana de maçã para esquentar e fazer feliz”

  1. Cucchiao pieno junho 3, 2013 às 7:31 am #

    Querida Verena
    Hehehehe, te entendo sim, pois agora também lembrei-me das tortas de maçã dos desenhos animados, onde o aroma “chamava” o personagem e ele o seguia, flutuando, até chegar na torta!
    Realmente as memórias gastronômicas ficam para sempre! A minha mãe nunca fez torta de maçã e aquela que marcou a minha infância é de banana.
    A tua torta ficou mesmo linda com a treliça e esse açúcar por cima ficou super invitante – nham, nham…
    Bjim e tenha uma linda semana.
    Léia

  2. Ana Maria Santana junho 3, 2013 às 10:25 am #

    Obrigada pela receita. Vou fazer e enviar o comentrio. Abraos. Ana Maria Date: Mon, 3 Jun 2013 03:23:55 +0000 To: anabrittosantana@hotmail.com

  3. Maura junho 3, 2013 às 6:02 pm #

    Essa torta faz parte do imaginário das crianças daquela época, eu me incluo nelas.
    Adorei!!!! e seu trançado, que beleza!!!bjs
    Maura

  4. Heloisa junho 4, 2013 às 8:44 pm #

    Que delícia, Verena.
    Torta de maçã é sempre muito boa.
    Beijo.

  5. photo.carolandrade@gmail.com junho 4, 2013 às 10:05 pm #

    Oi Ve. No Garfield tem uma cena que tem uma torta esfriando na Janela, toda inflada pra cima, mas eu tenho uma vontade de come-la, huahauhauahua, que louca!!! Ficou linda essa, parece bem apetitosa. Eu gosto de bolos e tortas de maça principalmente pelo cheirinho da canela!! Beijocas!! Carol

  6. Susana junho 6, 2013 às 8:07 am #

    Adorei estar tarte de maçã e vou levar comigo.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

  7. Daniele junho 6, 2013 às 10:56 am #

    Olá Verena,
    acabamos de conhecer o seu marido e ele nos apresentou seu blog. Estamos todos aqui impressionados. Eu acho que o Marcos será o mais querido colega de trabalho agora… Parabéns pelo blog e pelo talento. Até Breve.

  8. Luciana Betenson junho 6, 2013 às 11:22 am #

    Ficou linda mesmo! Também sou fã das receitas da Paula 🙂

  9. Gil junho 6, 2013 às 4:12 pm #

    Boa tarde, li uma postagem antiga pão rústico, onde vc usa uma caçarola oval de ferro,
    quero saber o tamanho da sua. Existe 2 tamanhos (30×17,5. e 35×24,5).
    Obrigada Rose

  10. Verena Buschinelli Ferreira junho 6, 2013 às 4:35 pm #

    Gil/Rose,
    a panela é a maior mesmo, 35×24,5!
    Um abraço,
    Verena

  11. Engel Cavalcante junho 12, 2013 às 4:12 pm #

    Acabei de fazer a torta (em uma assadeira de fundo falso) e ficou maravilhosa. Aliás, já tinha testado várias receitas antes e essa foi a primeira que ficou do jeito que eu queria 🙂

  12. simone geiser junho 16, 2013 às 4:25 pm #

    Amo qualquer doce com maçã. E a combinação com canela é a perfeição. Aroma indescritível e sabor inigualável.Também lembro das tortas da Vovó Donalda na janela que tanto encantou a nossa infância. Já salvei a receita e com certeza vou fazê-la. Depois conto o resultado. Bj

  13. Engel Cavalcante junho 22, 2013 às 12:41 am #

    Oi, Verena! Bom, voltei pra perguntar o seguinte: Se eu assar durante uns 30 minutos e congelar pra terminar de assar e comer outro dia, dá certo?

  14. Nelise julho 22, 2014 às 8:42 pm #

    Oi Sempre quiz fazer essa torta, só tenho uma dúvida o liquido que forma por causa do limão vc coloca na massa? Não incrua?. Obrigada. ps estou colocando a minha torta no forno agora e sobre o liquido eu não coloquei, não vejo a hora dela ficar pronta rsssss.

  15. Engel Cavalcante julho 22, 2014 às 11:30 pm #

    Nelise, vira e mexe uso essa receita. Inclusive ja até adaptei ela pra vender. Sempre fiz com o caldo e ficou ótima! Como ficou a sua sem o caldo?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: