Pão de fubá da Nana, também fiz e adorei!

13 set

003

Esse pão me conquistou! Não é novidade que pão é uma fraqueza…

Mas este aqui é realmente muito, muito bom! Fiz umas 3 ou 4 vezes e o crocante que a milharina processada dá me conquistou! “Dilícia” total!

Vi a receita no Ora Pitangas, da Angela, que é uma exímia padeira! E ela viu a receita no Manga com Pimenta, da Nana, que sempre traz coisas boas! Então, corre lá fazer, que é testado e aprovado muitas vezes!
Fiz meia receita e rendeu um pão grande e um médio, que foi de presente para uma vizinha querida.

A receita como está no Ora Pitangas, feita na mão:

Pão de Fubá
(rende bem!)

2 copos( tipo requeijão) de água morna
1/2 copo de óleo
1/2 copo de açúcar
1/2 cs rasa de sal;
2 cs rasas de fermento para pão, seco, instantâneo
2 copos de fubá
500g de trigo comum (até dar ponto)
esta é a receita que a Nana postou
e eu fiz assim:

  1. juntei uma parte da farinha, o fubá, o açúcar, o sal e o fermento seco
  2. fiz uma cova e coloquei o óleo e a água, e fui misturando
  3. depois fui agregando farinha e sovando sobre a bancada
  4. deixei crescer
  5. abaixei a massa, modelei os pães e deixei crescer novamente
  6. usei um pouco mais de farinha do indica a receita
  7. fiz uns cortes nos pães e peneirei farinha
  8. assei em forno médio

 

 002

* Na MPF: fiz meia receita

coloquei a água, o óleo, açúcar, sal, fermento (usei um tablete de 15g de fermento fresco). Acrescentei um pouco de alcarávia por minha conta! Depois juntei o fubá (que eu não tinha, então processei milharina até ficar mais fina) e depois juntei o trigo.  Coloquei no ciclo massa e esperei acabar, 1 1/2h.  Retirei da MPF e coloquei já modelado em duas formas untadas com manteiga.  Polvilhei um pouco de trigo e fiz cortes com uma lãmina.  Cresceu novamente uns 40 minutos e levei para assar em forno pré-aquecido médio até dourar e sair um som oco ao bater no fundo do pão com os nós dos dedos. Desenforme e deixe esfriar numa grade.

 

14 Respostas to “Pão de fubá da Nana, também fiz e adorei!”

  1. Elisa Torrezani setembro 13, 2010 às 7:22 pm #

    Olá! Tudo bom?
    Adoro seu blog!
    Sempre recebo seus posts e sempre são muito bons!
    Hummm…. deve ser uma delícia esse pão!
    Com certeza eu farei tbm!

    bjs!
    e parabéns!

  2. Renata Boechat setembro 13, 2010 às 7:42 pm #

    É sim, uma boulanger fantástica você!!!

    Mais um pão delícia pra nossa coleção!

    Fiz aquele de vinho e nozes, maravilhoso, vou postar lá no EternosPrazeres qualquer dia, viu?

    Parabéns minha amiga, mais uma vez!

  3. Gina setembro 13, 2010 às 9:56 pm #

    Vou fazer de conta que não passei aqui, não vi esse pão e vou continuar bravamente minha dieta, ok?
    Tem nada não, a dieta não dura para sempre…rs!
    Bjs.

  4. Jotta e Rosley setembro 14, 2010 às 12:42 am #

    Também gosto de fazer pães. Como não tinha nenhuma receita de pão de milho, resolvi experimentar o pão da Fleischmann, que ainda não postei. Vendo a sua postagem terei que experimentar e aí vou poder comparar os dois. Já sei quem vai ganhar, mas mesmo assim… Parabéns pelo blog! Vou segui-lo e colocar o link nos meus favoritos. Abraços!

  5. federica setembro 14, 2010 às 5:05 am #

    Ciao!!!!!!!che bello questo pane!!chissà che profumo!!!complimenti!!!un abbraccio! ciao!

  6. Ameixinha setembro 14, 2010 às 10:37 am #

    Pão é sempre razão de ter fome 🙂 Este ficou bem bonito!

  7. federica setembro 14, 2010 às 11:27 am #

    grazie!!!con google traduttore rilevo la ricetta!!!un abbraccio!!

  8. angela bosso setembro 14, 2010 às 11:56 am #

    Vê, querida, grata pelos créditos, pela gentileza,por ser tão doce, realmente o pão é muito bom, já fiz tantas vezes que perdi a conta. adorei saber que vc gostou. bjs

  9. Elisa Torrezani setembro 14, 2010 às 2:07 pm #

    Oi!!! Tudo bom?
    Nossa! Não acredito que vc tbm conheçe o milho frito!
    Que legal! Imagino como seria esse da sua avó, feito com milho sem agrotóxico! É uma coisa tão simples mas que nem todo mundo conhece… e vc acredita que é uma das minhas comidas preditelas?

    Quanto a sardela, pode fazer que vai dar certo! Não tem erro, e fica muito boa! Depois me conte se gostou…

    Meu blog ainda tá no comecinho… mas já tenho bastante fotos prontas para serem postadas. Ainda não sei mexer direito…estou aprendendo na marra.. rrsrs..

    Minha mamma era uma cozinheira maravilhosa e foi isso que me levou a criar o blog. Faz um ano que ela faleceu e essa foi a maneira que encontrei de sentí-la perto de mim, fazendo suas receitas e mostrando pra todo mundo!!

    beijos
    elisa

  10. Maria setembro 16, 2010 às 8:05 pm #

    Verena, você está arrasando nos pães!! Esse de fubá vai pra minha lista de “como agradar meu pai”. rsrsrs
    Grande beijo e obrigada por essas delícias!

  11. Helena janeiro 12, 2011 às 8:08 pm #

    Oi de novo, Verena!
    será que dá pra fazer com fubá de canjica?
    abraços!

  12. cleici araujo junho 26, 2013 às 11:01 pm #

    ficou show!!! mas reduzi pela metade o açúcar. excelente!!!

  13. mangiachetefabene junho 27, 2013 às 1:24 am #

    Cleici, que bom que gostou! Venha sempre tomar um caf! Um abrao, Verena

  14. Bibiane V. de Souza outubro 15, 2013 às 4:45 pm #

    Olá, estava atras de uma receita de pão de fubá, e achei esta… Fiz e adorei, além de ser bem simples, é muito saboroso. Bjss

Deixe um comentário