Presente de Natal–pap de tulipas de pano

13 dez

209

Em casa sempre fizemos presentes de Natal, quando éramos crianças eram cinzeiros de argila, desenhos, cartões, artesanato da escola e outras cositas mas…lembrando dá pena de quem recebia, apesar de sempre ganharmos mil elogios para não desestimular…   Depois fomos aperfeiçoando as técnicas e começaram a surgir bonequinhas, joguinhos, biscoitinhos, bolinhos e etc.

Até hoje acredito que uma coisa feita por você é muito mais especial, já que quem ganha sabe que é presente personalizado, que você teve que dedicar tempo do seu dia a dia tão atribulado para encantar o destinatário!

Tudo bem, é uma delícia ganhar “aquele” óculos ou perfume que tanto queria, mas pense bem, custaram dinheiro, mas aquele presente que a pessoa demorou a pensar, costurou, colou, criou…foi só para você.  Tem coisa mais legal?

Este ano resolvi que minhas amigas irão ganhar presentinhos gourmet (biscoitinhos, geléias e vinagres, bolinhos….) e as crianças amiguinhas do meu filho irão ganhar bichinhos de feltro, babadores e outros mimos feitos por mim. Além de sair mais em conta posso criar para cada um o que acho que irá agradar mais.

211

Estas tulipas de pano já apareceram por aqui, mas na época não expliquei de onde tirei a idéia nem o pap. Pois bem, a primeira vez que as vi fiquei simplesmente apaixonada pela sua delicadeza e imaginei quantas pessoas ficariam felizes em ganhar as flores.  Pode ser dentro de um vasinho, embaladas individualmente em saquinhos de filó e até com aromas para servirem de sachês como lembrança de maternidade ou chá de bebê.

Estas vão para menininhas muito especiais e coloquei dentro flores secas de lavanda (próprias para chá e compradas no supermercado).  Poderão enfeitar um armário ou o quarto das meninas. Ou até num composé de um quadrinho de mdf em 3D. As possibilidades são imensas, deixe sua imaginação fluir.

O passo a passo encontrei no Orkut da Júnia Izabel, com fotos e pap dela. Fácil de fazer e com um pouco de treino dá para sentir a melhora do trabalho. Adorei o resultado e tenho certeza de que as meninas também vão aprovar!

tulipa fuxico

tulipa fuxico1

Risque as pétalas no avesso do tecido

tulipa fuxico2

Corte por dentro do risco

tulipa fuxico3

Costure duas pétalas unindo-as por uma lateral

tulipa fuxico4

Costure a terceira pétala, unindo-as pela lateral

tulipa5

Costure a primeira na terceira pétala

tulipa6

Vire para o direito (vire ao contrário)

tulipa7

Passe um franzido na borda e coloque enchimento

tulipa8

Feche o franzido e arremate

tulipa9

As tulipas abertas (corte um retângulo de sua preferência, normalmente faço 10cmx5cm).

costure do avesso a lateral, a parte de cima e de baixo ficam abertas

vire do lado direito da estampa

alinhave a parte de baixo e feche o círculo

encha com plumante

faça uma dobra no tecido para dentro, para o acabamento

perfeito

dê uns pontinhos no meio

e depois no outro lado, fechando a tulipa

coloque uma conta ou pérola para imitar o pistilo da flor

Ela usou tecido para encapar os palitinhos de churrasco, eu achei que com fita floral fica mais fácil e rápido. Use cola quente para segurar a fita nas extremidades e encaixe na parte de baixo da tulipa com um pingo de cola quente.

se quiser pode fazer folhas de tecido e colar, eu achei mais trabalhoso

e o resultado das minhas não me agradou muito, então fiz de outra forma.

A Júnia Izabel é uma artista de mão cheia, lá de Minas Gerais e faz trabalhos lindos por encomenda além de dividir seus ensinamentos conosco. Obrigada!

Coloque as tulipas num vasinho ou num saquinho de tule e dê de presente!

Nas minhas coloquei flores de lavanda para ficarem como sachês!

213

Olhem como fiz os cabinhos com a fita floral e depois coloquei pétalas de feltro verde que além de esconderem o acabamento ficam fofas.

12 Respostas to “Presente de Natal–pap de tulipas de pano”

  1. Maria dezembro 13, 2010 às 2:31 pm #

    Lindas, Verena! E de fato, nada como um presente cheio de carinho e dedicaçao. Adorei saber que faziam isso desde pequenas.
    Grande beijo!

  2. Swathi dezembro 13, 2010 às 2:45 pm #

    cute well done.

  3. Renata dezembro 13, 2010 às 2:51 pm #

    Que lindas!

    Você tem talento minha amiga, tenho certeza que vão agradar bastante!

    Eu tô na correria, essa época é de muito trabalho pra mim, então os poucos presentes que vou oferecer serão mesmo comprados…pela net…rsss…

    Um abraço grandão,
    parabéns mais uma vez,

  4. Jotta e Rosley dezembro 13, 2010 às 4:51 pm #

    Só fico imaginando as delícias que vão sair da sua cozinha! Esse dote artesanal não é pra qualquer um Verena! Parabéns pela paciência! Ficam muito bonitas! Abraços!

  5. federica dezembro 13, 2010 às 6:44 pm #

    wow che belli! sei bravissima!ciao!

  6. Gina dezembro 13, 2010 às 8:36 pm #

    Verena,
    Essa é também a minha opinião sobre presentes. Se tiverem um toque personalizado, feito por você, é algo um tanto especial.
    Tive o privilégio de estudar numa escola onde se valorizava muito o artesanato e, desde pequena, aprendemos todo tipo de trabalho, com os mais variados materiais. Adoro isso!
    Suas tulipas ficaram graciosas e os presentinhos gourmet fiquei aqui imaginando…
    Bjs.

  7. Angela dezembro 16, 2010 às 3:45 pm #

    Oi! Que blog delicioso!! parei aqui através do cinco quartos da laranja! Também moro no sul de minas, como sua mãe, mas sou carioca. Vou ficar em dia por mail, pena que não consiga cadastrar blogs da wordpress no meu. O chucrute tenho de usar o link do blogspot!
    Estou cheia de amoras congeladas..

  8. Trembom dezembro 26, 2010 às 1:59 am #

    Que coisa linda. admiro quem tem estes dons. agora só te pergunto como arrumas tempo. mais um motivo pra te admirar.

  9. Nádia dezembro 28, 2010 às 12:29 pm #

    Adorei!!!
    Queria t desejar uma ótima passagem de ano…q 2011 seja maravilhoso…
    Ah! Tenho um blog mais atualizado, confecciono e vendo cestas depois dá uma passadinha lá!
    bjux

  10. Leila dezembro 28, 2010 às 6:23 pm #

    Que gracinhas essas Tulipas Verena!
    bjs

  11. Andressa Valente março 7, 2012 às 12:19 am #

    Olá eu vendo vasos pequenos em mdf… se tiver interesse entre no meu blog http://drezzaartesanato.blogspot.com/…obrigada

  12. Júnia Izabel dezembro 11, 2017 às 3:22 pm #

    Olá!
    Procurava uma postagem antiga, de um quadro de São Francisco de Assis, que releiturei num móbile de feltro.
    Não achei.
    Mas foi mto bom ter encontrado sua página e visto que meu pap te ajudou.
    Gratidão por compartilhar e dar os créditos.
    Fique Bem.

Deixe um comentário