Pão de arroz

18 set

                  comidinhas do dia-a-dia sobras

Pão de Arroz

Resolvi que iria diversificar com as sobras de arroz que estavam habitando minha geladeira, não estava com vontade de fazer bolinhos ou arancini ou arroz de forno, queria algo novo e diferente.  Procurei aqui e ali e eis que vi esta receita neste site.   Servi no lanche da tarde com frios, requeijão e outros acompanhamentos.  Achei interessante que não fica pesado, apesar da massa ser bem mais densa do que a de pão após assado, fica parecendo um pudim, lembrei-me de um rocambole de arroz com frango que era servido num restaurante japonês em Vitória (ES).  Não dura muito, dois dias e só, mas valeu a pena experimentar.  Acho que quem espera um pão pode se decepcionar um pouco pois não é fácil fazer um sanduíche, as fatias ficam moles e não dá para comer sem desmoronar alguns pedacinhos.  Fiquei pensando se não seria interessante servir como um tipo de acompanhamento para carnes com molhos ou algo do gênero e comer com salada, como refeição e não lanche, pois é mais fácil comer com garfo e faca.  Fica a sugestão para vocês. O sabor é muito bom, eu acrescentei um pouco de orégano na hora de bater no liquidificador.  

Pão de arroz 

1 copo (medida de requeijão) de arroz cozido; 2 colheres (sopa) de queijo ralado; 2 colheres (sopa) de margarina (de boa qualidade) – usei manteiga;  1 xíc. (chá) de óleo (de boa qualidade); 1 copo (medida de requeijão) de leite (usei iogurte natural; 3 ovos; 2 copos (pequenos) de açúcar (achei muito, usei só 2 colheres de sobremesa, queria pão salgado); 2 envelopes de fermento de pão (biológico seco) (usei ¾ do pacote) e aproximadamente 3 xíc. de farinha de trigo peneirada. 

Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos a farinha de trigo.
Coloque em uma tigela e adicione a farinha aos poucos para não embolar.
O ponto fica uma massa igual a de bolo. Coloque em forma untada e enfarinhada. Deixe descansar até que a massa dobre de volume. Leve ao forno já aquecido. O ponto é quando enfiar o palito e não sujar. Quando sair do forno pincele com manteiga e polvilhe queijo ralado.
Fiz quase do mesmo jeito da receita, mas coloquei o queijo ralado só em cima do pão no meio do tempo de forno, não coloquei na massa.

13 Respostas to “Pão de arroz”

  1. Elvira setembro 18, 2007 às 10:08 pm #

    Os seus pães são sempre um encanto, querida Verena! 🙂

    Beijão.

  2. Laurinha setembro 18, 2007 às 10:37 pm #

    Sabe que não conhecia! Interessante, nunca tinha imaginado partir de arroz cozido para pão! OK, valeu a pena!
    Beijinhos,

  3. akemi setembro 18, 2007 às 11:20 pm #

    Verena, sua sugestão é realmente bem original, nunca havia pensado em fazer pão de arroz! Muito obrigada pela participação, vou inclui-la em breve! Bjs

  4. laila setembro 19, 2007 às 1:55 am #

    fica parecendo um pao de forma molenguinha? ai mas deve sre super levinho…bom pra tostar, nao? bjos

  5. Fer Guimaraes Rosa setembro 19, 2007 às 4:50 am #

    Verena, eu fazia pao com resto de arroz integral num passado remoto. ficava uma delicia! eu chamava de pao crocante. o seu com queijo polvilhado, hmmm, pao eh a minha perdicao…. um beijo!

  6. brisa setembro 19, 2007 às 8:16 am #

    Oi Verena,

    Te leio faz um tempo, esta no meu bookmark, mas nao lembro de ter escrito antes. Nao resistih:)) Sera que ainda da tempo de uma fotinha “de dentro”??

    Pls, Pls!! Se tiver sobrado um pedaco, e tiver foto, poderia por favor publicar??..hehe..Curiosidade fez o gato sair do mato..hehe..

    Obrigada e abs,

    Bri

  7. Marizé setembro 19, 2007 às 11:38 am #

    Verena, que receita interessante, adorei!!!
    Beijocas

  8. risonha setembro 19, 2007 às 11:39 am #

    nem imaginava que se podia fazer pão de arroz, mas já tomei nota da receita para experimentar um dia destes.

  9. Silvia Arruda setembro 19, 2007 às 6:08 pm #

    Adorei esta idéia!! Em casa é comum sobrar arroz cozido, mas eu costumo fazer bolinho, aqueles de fritar. Receita anotada! 😛

  10. bia setembro 20, 2007 às 10:27 am #

    otima receita para aproveitar o arroz, gostei muito ! bjs

  11. Eduardo Luz setembro 22, 2007 às 1:30 pm #

    Achei o teu blog bastante interessante e como estou começando um, gostaria de poder usar algumas das tuas receitas além de linkar o teu lá no meu. Posso ?

  12. naty novembro 23, 2011 às 6:57 pm #

    legal adorei a receita

  13. filipa baltazar novembro 8, 2012 às 11:23 am #

    A idea deixou-me encantada, visto ser uma maneira de aproveitar os restos do arroz cozido para fazer uma sobremesa. obrigada Filipa

Deixe um comentário