Tempo de jabuticaba é tempo de fazer geléia

7 out

074

As jabuticabas estão em plena safra e vale a pena procurar aquele pé carregadinho para colher as frutinhas! No supermercado também se acha, mas infelizmente o preço está um absurdo…

Cheguei a ver a R$12,oo o kilo! Talvez na sua feira preferida elas apareçam!

Fomos passar alguns dias na casa da mãe do meu marido no interior do Rio de Janeiro e no condomínio onde ela mora achamos um pé transbordando de tantas frutas! Fiquei feliz pois a colheita proporcionou dois vidros de geléia!

A fruta in natura é uma delícia, e não consigo deixar de lembrar dos netinhos da Dona Benta do Sítio do Pica-Pau Amarelo trepados no pé chupando a jabuticaba!

Você sabe que:  jabuticaba tem capacidade para conter diarréias e disenterias, por isso é indicada para tratar de desarranjos intestinais.

Nativa da mata atlântica, a fruta ainda contém ferro, potássio, cálcio, sódio, fósforo, magnésio, vitaminas C e do complexo B. Leia mais aqui.

A geléia é simples e fácil de fazer, só requer um pouco de paciência. A receita que segue é adaptada do Olivier Anquier.  Como nem sempre a quantidade que temos é a indicada para a receita adaptei ao caso concreto e já fiz 3 vezes.  Fica maravilhosa no pão, torrada, crackers e até sobre aquele manjar ou sorvete!

069

Geléia de Jabuticaba

  • lave a jabuticaba, deve ser uma quantidade razoável, pelo menos mais de 600g, senão não vale a pena o tempo de espera pois ela rende pouco.
  • retire os cabinhos e coloque a jabuticaba limpa numa panela grande de inox, e cubra as frutas com água. Não coloque água demais, somente o necessário para cobrí-las.
  • deixe cozinhar em fogo médio/fraco por aproximadamente 1 1/2h, destampada.
  • quando perceber que a fruta está começando a amolecer, use uma colher de pau e comprima as frutas contra a parede da panela para abrí-las.
  • esse cozimento lento irá resultar num suco roxo e repleto de pectina, o que irá ajudar no processo de endurecimento da geléia.
  • coe o caldo e descarte as cascas e polpa.
  • meça o suco e acrescente a metade do volume do suco em açúcar.
  • misture bem e leve novamente ao fogo médio, mexendo de vez em quando com colher de pau.
  • o ponto é quando a geléia está grossa mas não demais senão depois fica difícil para espalhar no pão.
  • envase em vidros fervidos por 15/20 minutos (ferva as tampas também, mas os vidros devem ser destampados).
  • guarde fora da geladeira até abrir.

A escritora Rosaly Senra, do blog Quitandas de Minas, faz quase da mesma forma e ensina um truque:

“É importante cuidar para não deixar passar o ponto de tirar do fogo. Minha mãe sempre reclama que as geleias de jabuticaba que faz ficam muito duras. O ponto certo para que a geleia fique fina é quando, tirando com a colher, aquele suco não escorra tão facilmente. Dá um pingo grosso, quase que não pinga. É esse o momento de desligar, colocar nos potes e deixar esfriar.”

12 Respostas to “Tempo de jabuticaba é tempo de fazer geléia”

  1. Aqui na Cozinha - Patty Martins outubro 7, 2010 às 12:43 pm #

    Ai, aí fiquei com água na boca.
    beijos
    Patty
    P.S. estou com um novo sorteio e conto com sua participação.

  2. Renata Boechat outubro 7, 2010 às 3:32 pm #

    Ai, que maravilha de geléia…aqui em Minas temos muita jaboticaba, mas é difícil arranjar um pézinho pra tirar…só mesmo nos sítios e nas fazendas, o que nem sempre é possível…porque jaboticaba boa é aquela que voce tira do pé, e aproveita na hora!!!! Que vontade que me deu, puxa!!!rsss

  3. Ana Luiza outubro 7, 2010 às 3:56 pm #

    Tenho um pé de jaboticaba que não deu fruta esse ano ainda!
    E ele é pequenino, ainda brigo com os passarinhos para conseguir alguma! Já que sou apaixonadaaaa pela fruta!!!

    Beijokas!

  4. Ameixinha outubro 7, 2010 às 6:37 pm #

    Taí um dos frutos que eu adoraria experimentar 🙂

  5. Bá Maglia outubro 7, 2010 às 6:41 pm #

    Sou louca por jabuticaba! Tenho que ser arrastada para longe do pé…..Acho que geleia ainda não comi, desse ano não passa!

    Beijo!

  6. Claudia outubro 7, 2010 às 6:48 pm #

    Verena,

    Eu faço geléia, faço geléia e faço geléia mas não fico feliz pois o que eu tenho na a cabeça é desejo de geléia de jabuticaba. Para mim essa é a rainha das geléias, a geléia suprema. Eu lembro que há uns 20 anos eu adorava comprar um biscoitinho amanteigado recheado com geléia de jabuticaba que era a melhor coisa do mundo. E eu adoro geléias com biscoitos apenas. Depois teve a prima de uma amiga em Brotas, SP, que fazia para vender uns ninhos com geléia de jabuticaba assados com farinha integral, isso em 2002, muito antes da Dona Martha Stewart fazer aqueles que se espalharam pela internet. Jabuticaba é minha inspiração maior, jabuticabas e goiabas, as frutas mais interessantes para cozinhar do mundo.

    Você fez licor? Da próxima vez experimente.

    Clau.

  7. Elisa Torrezani outubro 8, 2010 às 10:03 am #

    Oi Verena!

    Eu tbm amo jabuticaba!!!
    Nunca fiz geléia…vou tentar fazer…

    bjs!!!

  8. Eu Mulher outubro 20, 2010 às 2:03 am #

    Jabuticaba é tudo de bom, ainda mais feito uma geléia dessa tão linda.

    Beijos

  9. Lucia outubro 27, 2010 às 9:10 am #

    Olá meninas, eu adoro geleia e fui expirimentar faser esta de jabuticaba,mas errei o ponto primeiro ficou muito fino,suspeitei que não ia engrossare deixei mais uns 150 mn. daí virou ponto de bala rsrsrsr oque faser agora pra reverter esta situação? tem como arrumar, tipo ferver denovo e colocar mais caldo sem açucar? aguardo a resposta. beijosssss

  10. Ana Carol Crocks novembro 7, 2010 às 6:41 pm #

    Oi Verena, tudo Jóia?
    Poxa, já é a terceira vez que faço geléia de jabuticaba em casa e não fica boa. Não sei o que acontece, mas ela sempre fica pegando na garganta. Parece quando come caju verde!!! Isso é normal? Nunca comi geléia de jabuticaba, então não sei se isso é normal!!! Será que é porque uso colher de metal? Tem alguma explicação disso acontecer comigo? E é uma judiação porque tenho um pé de jabuticaba em casa e colhi 7 litros da frutas só pra fazer sua geléia!!! Tô tão triste!!! Não sei se terei coragem de tentar novamente. Beijos

  11. helena rezende outubro 24, 2015 às 4:56 pm #

    Oi, Verena, é a segunda vez que eu faço, da primeira bati no liquidificador as frutas depois de ferve-las e acabei por destruir os caroços… não ficou de todo ruim, o ponto ficou maravilhoso, mas desta vez me passei no ponto e ela acabou meio puxa… gostosa… tem como reverter?

  12. Verena novembro 23, 2015 às 1:47 pm #

    Meninas, realmente não sei o que fazer quando se perde o ponto e a geléia fica puxa…. Mas procurando na internet achei vários sites que dão a dica de voltar ao fogo com um pouco de água. Não exagerem para não ficar aguada! Beijos!!!

Deixe um comentário