O Rei da Quinzena – Cardamomo

13 mar

Bolo pera e cardamomo

Eu estava com muita vontade de participar do Rei da Quinzena do Colher de Tacho e quando vi que era com Cardamomo me deu mais vontade ainda, então fui comprar o dito cujo, que por aqui é meio carinho…mas como se usa pouco então rende bem.  Ingrediente master comprado era só escolher uma receita para testar… era só nada, eu nunca fiz nada com cardamomo até experimentar esta receita e não tinha noção de onde começar… 

Fiquei buscando vários sites que considero interessantes e apesar de muitas receitas legais quando me deparei com esta que aqui posto caí de amores e decidi que seria ela.  Pelo que fala no site é uma receita que saiu no Los Angeles Times e a pessoa testou e aprovou.  A especiaria é muito usada na culinária indiana, daí muitos pratos serem salgados e não era bem o que queria…mas como boa CCR (colecionadora compulsiva de receitas) fiz um compilado de receitinhas para experimentar… 

Achei a receita bem fácil de fazer, só que no meio do caminho houve um pequeno acidente doméstico, queimei o dedão da mão esquerda caramelando a forma, e sou canhota, aí já viu… tive que apelar para o marido que me ajudou muito, então ele também leva os créditos!  Esta é sem dúvida uma das melhores massas que já fiz para bolos deste tipo, e vou testar a receita com outras frutas que acho devem ficar igualmente saborosas: banana, abacaxi e não sei porque me deu na telha que tenho que experimentar com tangerina…depois eu conto! Vale muito a pena fazer este prato, eu não agüentei e provei logo que saiu do forno, ainda morno fica deliciosa! Como sobremesa, com sorvete, com café e até com uma colherada de chantilly em cima! Hummmm!  O perfume do cardamomo enquanto assava deixou a casa suavemente perfumada! 

A receita é esta – minhas observações em itálico.

Bolo Invertido de Peras e Cardamomo  (Fonte Receitas e Delícias) 

Caramelize ¾ de xícara de açúcar e junte ¼ de xícara de manteiga. Espalhe no fundo e nas laterais de uma forma redonda. Eu usei de 25cm de diâmetro, mas pode ser um pouco menor. Descasque e fatie 2 pêras sem o caroço (usei 3 acho que podem ser até 4 para ficar bastante fruta sobre o bolo). Respingue com suco de limão e espalhe as fatias de pêra no fundo e nas laterais da forma, sobre o caramelo (não borrifei o limão, esqueci mesmo).

Massa:
¾ xícara de açúcar
½ xícara de manteiga
2 ovos
½ xícara de leite
1 ½ xícara de farinha de trigo
½ colher de chá de cardamomo em pó (moí no moedor de pimenta, mais ou menos o conteúdo de 3 bagas)
2 colheres de chá de fermento em pó (achei que era muito, usei 1 ½ colheres de chá)

Bata a manteiga, o açúcar e os ovos até ficar bem cremoso. Junte o leite, a farinha, o fermento e o cardamomo e misture bem. Despeje na forma preparada, sobre as pêras fatiadas. Leve ao forno pré-aquecido em 180 graus até dourar. Desenforme antes de esfriar e sirva morno ou em temperatura ambiente. 

bolo pera e cardamomo fatia

20 Respostas to “O Rei da Quinzena – Cardamomo”

  1. Dadivosa março 13, 2007 às 8:37 pm #

    Ai, que delícia de bolinho! Deve ficar bom com carambola, fora que elas formam aquelas lindas estrelas no bolo invertido 🙂

    Parabéns pela escolha!

  2. Larissa março 13, 2007 às 9:40 pm #

    E eu que nem conheço esse ingrediente? se eu já comi cardamomo eu comi sem saber! preciso experimentar né? inda mais num bolinho lindo assim! beijo.

  3. va março 13, 2007 às 11:33 pm #

    Menina, genial esta receita. Me deu vontade até d e fazer algo. Adorei a tua atitude de ir atrás.Genial.

  4. Patricia Scarpin março 14, 2007 às 1:06 am #

    ô bolo lindão! A cor dourada está de matar de vontade, amo pêras!

  5. Verena março 14, 2007 às 4:12 am #

    Dadi, ficou dilícia! Realmente com carambola também deve ficar legal, bem lembrado das estrelas, que visual, não é?

    Larissa, é uma especiaria muito peculiar e interessante, de gosto e cheiro! Experimente café com cardamomo, hummmmmm!

    Va, obrigada, eu fiquei bem empolgada com o Colher de Tacho, adorei sua idéia e da Miki!!!! Vamos inventar mais moda?

    Pat, acho que com as peras asiáticas deve ficar melhor ainda!!!

    Beijos!

  6. Fer Guimaraes Rosa março 14, 2007 às 4:37 am #

    que maravilha! vou ter que te copiar e fazer isso! ainda tenho peras, aquelas. beijos,

  7. Eliana Scaramal março 14, 2007 às 2:21 pm #

    Eu vou te falar que essa receita vai rodar os foodblogs, eu também sou outra que vou fazer. 😉

  8. Verena março 14, 2007 às 10:00 pm #

    Fer, que bom que te inspirei!!! Como ficou????

    Eliana, acho que não tem nada mais legal, não é? Tomara que aconteça!

    Meninas, não deixem de me contar o que acharam do sabor!
    Beijos!

  9. Renata março 16, 2007 às 3:32 am #

    Seu bolo está com uma cara tão ótima e eu estou há um tempão com vontade de comer um bolo desses com calda caramelada. Por que açúcar é tão bom, meu Deus? Acho que com abacaxi deve ficar sensacional. Beijinhos.

  10. Verena março 16, 2007 às 1:32 pm #

    Re, experimente sim, se usar o abacaxi me dê um feedback, please?
    Bjs!

  11. Tite B. março 29, 2007 às 7:43 am #

    Cara Verena: fico muito feliz que essa receita tenha lhe agradado tanto e a outras pessoas tb, especialmente pelo trabalho que tive em vasculhar a internet para encontra-la (saiu no LA Times há muito tempo), traduzi-la (meu ingles é bem pobrinho) e adapta-la. Assim como vc, sou uma CCR.. hehe.. não meço esforços por uma boa receitinha. Além dessa, tenho outras receitas publicadas no forum do site http://www.receitasedelicias.com.br, todas devidamente testadas e fotografadas.
    Abraços.

  12. mangiachetefabene abril 4, 2007 às 7:41 pm #

    Tite, vou procurar as outras receitas, tenho certeza que muitas outras boas virão! Um beijo!

  13. Fatima setembro 26, 2008 às 12:37 pm #

    Eu estava à procura de ver uma imagem de cardomomo, porque já tinha ouvido falar e não conhecia e deparei-me com esta deliciosa receita. Moro em Portugal e já vi aqui na televisão uma receita de ” leite-creme queimado” não sei como voces chamam ai, e fiquei curiosa. Parabens eu tambem vou experimentar, se precisar de dicas sobre culinaria portuguesa é só dizer.Bejinhos

  14. Rose julho 17, 2009 às 6:22 pm #

    Por gentileza, esse cardomomo é fácil de encontrar???
    Pois eu nunca ouve falar.
    Se alguém sabe se é vendido em supermercado ou não ou onde posso achar.
    obrigada.

  15. Antonieta setembro 9, 2009 às 5:25 am #

    Olá pessoal.
    O cardamomo era vendido antigamento pela kitano. Na sessao de temperos do mercado tinha os frascos. Hoje está dificil de encontrar. Tenho tido sorte na feira ou em emporios . Realmente o sabor é um espetaculo. Tenho feito o chá indiano com ele e nao passo um dia semm tomar pelo menos um litro. Adoro em carnes , peixes, aves. Coloco em tudo que der na telha rsrsrsr
    Beijos pra todas .

  16. WebMaster outubro 4, 2009 às 4:37 am #

    Congratulations on your blog. Visit me and see a lot about culináriae revenue. http://artedecozinhar.blogspot.com/ Best Regards

  17. Mari março 23, 2010 às 2:37 am #

    O cardamomo pode ser encontrado no Emporium São Paulo, pode-se comprar via net.

    http://www.emporiumsaopaulo.com.br

    Espero ter ajudado. e vou fazer esta receita que parece ser uma delícia.

  18. EDILUCE BRITO março 30, 2010 às 11:10 am #

    O QUE É Cardamomo??????????

  19. EDILUCE BRITO março 30, 2010 às 11:19 am #

    POR QUAL PRODUTO PODERIA SER SUBSTITUIDO O CADAMOMO???

Trackbacks/Pingbacks

  1. Bolo Invertido de Banana Nanica e Kinkan « Mangia che te fa bene - setembro 3, 2007

    […] deu um tchan a essa laranjinha e achei que ficou muito bom!Já havia postado a receita deste bolo aqui, mas como fiz algumas mudanças e achei que ficou mais gostoso ainda, pensei em dividir com vocês. […]

Deixe um comentário