Spaghetti alla Puttanesca

29 maio

Rei PeixeSpaghetti alla Puttanesca

Não consegui participar do Colher de Tacho na última edição, muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, mas estava com muita vontade de participar deste Rei da Quinzena (Peixe) e fiquei com essa receita na cabeça.  
Adoro anchovas, são muito utilizadas na culinária italiana e dão um toque muito diferente e saboroso às receitas.  Muitas pessoas não gostam deste peixinho, mas creio que se usado com parcimônia (é um pouco forte e salgado) o prato fica especialmente gostoso.

Essa receita é do Giuliano Hazan, está no livro A Autêntica Cozinha Italiana, e a história que ele conta do prato é que seria usado pelas prostitutas para seduzir os clientes, já que Puttanesca é prostituta.  Não sei se é verdade, mas que seduz quem experimenta seduz, eu garanto! Até meu pequeno gourmet de 2 anos aprovou!

Segue a receita com algumas observações.  Eu fiz meia receita para duas pessoas e sobrou. Rende bem!

Spaghetti alla Puttanesca Para 500 g de massa comprada seca 7 colheres de azeite de oliva extra-virgem; 6 filés de anchova picados (filés em conserva); ½ colher (chá) de alho bem picado (usei 2 dentes grandes); 2 latas de 400 g de tomates inteiros sem pele com suco grosseiramente picados; sal; 2 colheres (chá) de orégano fresco ou ½ colher (chá) de orégano seco; 2 colheres (sopa) de alcaparras; 8-10 azeitonas pretas cortadas  em fatias em volta do caroço Coloque todo o azeite menos 1 colher de sopa e toda a anchova numa panela grande sobre fogo baixo e cozinhe, mexendo com uma colher de pau, até as anchovas se desmancharem. Eu coloquei numa grande frigideira.Adicione o alho e cozinhe por 15 segundos tomando cuidado para que não escureça.  Aumente o fogo para médio e adicione os tomates com uma pitadinha de sal.  Quando o molho começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe até os tomates terem se reduzido e se separado do óleo, entre 20 a 40 minutos, dependendo do tamanho da panela.  Retire do fogo e reserve.Você pode preparar o molho com antecedência até este ponto e colocá-lo na geladeira.Ponha 4 litros de água para ferver em uma panela grande, adicione uma colher (sopa) de sal e coloque a massa toda de uma vez quando estiver fervendo, mexendo até os fios submergirem.  Eu deixo a água ferver primeiro e depois coloco um punhado de sal grosso, foi uma dica de uma italiana amiga da minha irmã, ela disse que o sal grosso é melhor para cozinhar massa do que o refinado.Quando a massa estiver quase no ponto volte o molho ao fogo médio e adicione o orégano, alcaparras e as azeitonas.Massa al dente, escorra, eu coloco uma colher de sopa de manteiga, e junte ao molho em fogo baixo, adicionando o restante do azeite. Prove o sal e sirva. 

22 Respostas to “Spaghetti alla Puttanesca”

  1. Lídia maio 29, 2007 às 2:53 pm #

    Aqui na Turquia, as anchovas são o peixe mais comum no Inverno, pescado no Mar Negro. Agora, acabou a temporada. Apesar da anchova não ser dos meus peixes favoritos, gostei muito da receita.

    Continuação de uma semana maravilhosa. Beijos.

  2. Silvia Arruda maio 29, 2007 às 3:26 pm #

    Verena, sua foto está linda, o que deixa essa massa ainda mais apetitosa!! 🙂

  3. Eliana Scaramal maio 29, 2007 às 4:10 pm #

    Sua foto como sempre linda! E foi uma ótima escolha. 🙂

  4. Cris maio 29, 2007 às 4:19 pm #

    Nossa Verena, agora voltei no tempo com esta receita, da época de namoro ainda, ou até antes… que delícia!!!

  5. Elvira maio 29, 2007 às 5:00 pm #

    Bem, nessa história de “puttanesca” existem várias versões: há quem diga que é porque o prato é como um encontro com uma prostituta: fácil, rápido e bom! 😀

    Outros dizem, como a bela actriz Sofia Loren, que é porque se faz rapidinho, entre dois trabalhos de “puttanesca”…

    De qualquer modo, é bem bom e adoro o nome pouco politicamente correcto!

    Também usei anchovas como “rei Peixe”… 🙂

  6. Verena maio 29, 2007 às 6:24 pm #

    Lídia, amo anchovas! Estava com muita vontade de fazer essa receita.

    Silvia, obrigada pelos elogios!!!

    Lica, obrigada, eu não acho que minhas fotos ficam assim tão boas, mas obrigada mesmo!!!

    Cris, que bom que trouxe ótimas memórias!!!

    Elvira, adorei suas versões para o nome Puttanesca! Todas procedem, não??? Vou dar uma olhadinha no seu post!

    Beijos!!!

  7. Cláudia maio 29, 2007 às 6:33 pm #

    Delicioso o macarrão, qualquer que seja a exlicação para o puttanesca. Isso com um vinhozinho…

  8. Joaninha maio 29, 2007 às 6:40 pm #

    Delicioso! 🙂 Adorei as vossas explicações para a origem do nome :-DDD

  9. Brikebrok maio 29, 2007 às 6:45 pm #

    E um pouquinho de peperoncino, não põe ?

  10. bia maio 29, 2007 às 6:54 pm #

    a foto ja diz tudo, esta de dar agua na boca ! bjs

  11. bearock maio 29, 2007 às 8:42 pm #

    AMOOOOO!
    Esta massa è a melhor que eu sabe cozinhar…eu moro en un lugar de mar, e as anchovas sou um tipo depeixe que nos comemos quase todos los dias…com pimento è o maximo!!
    Bjs

  12. Cláudia B. maio 29, 2007 às 8:50 pm #

    Eu adoro este sabor de massa, eu e meu marido quando vamos em alguma cantina, a gente sempre pede. Ele adora. Vai ver é por causa da história. Acho que eu to precisando fazer este prato mais em casa.(risos).

    Beijos

    Cláudia B.

  13. laila maio 29, 2007 às 11:00 pm #

    verena… sou uma apaixonada por anchovas, e tbm foi meu escolhido pra ser o Rei…adorei sua receita, simples, honesta e apetitosa por demais!

  14. valentina maio 30, 2007 às 2:46 am #

    Ve, amei esta receita. Bacana colocar o alho depois.vou testar assim.já publiquei no colher também.Obrigada pela contribuição.

  15. Agda maio 30, 2007 às 10:24 pm #

    Ai, minha dieta!!!!!

  16. Lila maio 30, 2007 às 11:02 pm #

    meu sogro , com bom italiano que era, fazia um Puttanesca como ninguém, vendo o seu deu saudades agora!
    e o que é aquele pedaço de pizza ali embaixo? que delícia!
    beijo

  17. Alegna junho 14, 2007 às 1:12 pm #

    Oi, eu também já fiz este molho e é muito bom…

    No entanto a história que me contaram sobre este molho é ligeiramente diferente…

    Conta-se que antigamente, em Itália, na zona de Nápoles, as prostitutas, trabalhadoras até altas horas da madrugada, no dia seguinte sempre se levantavam a tardes horas, chegando aos postos de venda dos mercados quando estes já escasseavam de ingredientes para elaborarem os seus pratos de massa. Encontravam apenas o que as senhoras não queriam e que sobrava nos postos de venda… anchovas, alcaparras e tomates.

    Assim, misturando estes ingredientes elaboravam o molho que juntavam aos pratos de massa diários, derivando de ai o nome de pasta à la putanesca.

    Eu quando fiz este molho utilizei uma massa “especial” apropriada para a ocasião 😉

    Quem quizer ver esta aqui:

    http://lacasitaverde.blogspot.com/2007/04/cassetti-la-putanesca.html

    Beijos de Portugal…

  18. marcia martins maio 8, 2008 às 6:22 pm #

    eu acho que esta comida e muito boa e tem bom aspecto ainda a vou provar

  19. Orlando Baumel junho 19, 2009 às 11:33 pm #

    Parabéns pelo belo Puttanesca! Parabéns pelo belo blog! Postarei Puttanesca amanhã em meu OBA! Espero que fique tão delicioso quanto o seu parece!

  20. thiago abril 8, 2010 às 3:11 pm #

    ADOREIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. Larissa outubro 29, 2012 às 4:46 pm #

    Testei e amei, Vê. Vai ser difícil ficar sem as anchovas agora… um molhinho simples só com tomate não vai mais me fazer feliz. hahaahaha

  22. Cláudia Marques setembro 12, 2015 às 9:02 pm #

    Adorei a receita de pizza Verena! Vou testar!

Deixe um comentário