Mais um pão dentre as milhares de receitas para testar e amar…que difícil escolher uma…este me interessou no ato por ser tipo Sourdough e por ser feito na MPF. Como eu não tinha muito tempo, não tinha fermento natural e ainda queria um pão de sabor mais forte ele foi a escolha certa.
A tradução literal para Sourdough é “massa azeda” e é obtida pela fermentação natural de farinha que contém uma cultura de Lactobacilos. Daí o sabor e aroma fortes e intensos desse pão. Ainda não fiz o fermento natural, aquele vivo, em que a gente tem que alimentar…mas se este feito na MPF é bom fico imaginando o original!
Esta receita é da Bread Baker Bible, uma verdadeira bíblia sobre pães.
Easy Sourdough French Bread
(xícara medidora 200ml)
1 xícara de água
2 1/2 colheres (sopa) de vinagre branco
4 xícaras de trigo
2/3 xícaras de sour cream (usei Buttermilk*)
1 1/2 colher (sopa) de açúcar cristal
1 1/2 colheres (chá) de sal
2 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco (usei 1 tabletinho do fresco)
* Buttermilk: em 2/3 xícara de leite integral coloque uma colher bem cheia de vinagre ou limão para talhar e espere 5 minutos.
Meça os ingredientes cuidosamente e coloque na cuba untada da MPF na ordem acima.
Selecione o ciclo Básico/Pão Branco. Use a seleção de crosta média ou clara. Retire o pão após assado e espere esfriar numa grade.
Selecionei o ciclo Massa e após o término (1 1/2h) coloquei para crescer novamente numa forma grande de bolo inglês untada com manteiga (polvilhe um pouco de tirgo por cima e faça um talho na superfície do pão) por aproximadamente 45 minutos. Levei para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por 10minutos e depois deixei no médio até dourar e passar no teste da batida (bata com os nós dos dedos na parte de baixo do pão até que saia um som oco).
Deixe esfriar 5min na forma e depois desenforme. Coloque o pão sobre uma grade até que esfrie completamente.
Verena, adoro pão assim. Há dias fiz um de buttermilk muito bom. Vou levar essa receita comigo para testar! Ficou mesmo com execelente aspecto.
beijinho
Verena,
Esses seus pães são demais!
Beijo.
Verena, que pão mais lindo! Eu tinha abandonado o hábito de fazer pão em casa e retomei ontem. Foi um fracasso! Acho que meu fermento “morreu”…. Enfim, domingo que vem eu tento de novo! Este seu está uma tentação! Vai para a lista dos “to do” .
Beijos!
Acho que sou a única criatura na face da terra que ainda não tem a MFP…rsss…ter ate que eu tenho, mas a minha e pré histórica, tem mais de 15 anos coitada…tranquei a bicha no armário e nunca quis saber dela…tenho um problema serio de gostar de amassar pão…vai saber…rsss…
Seu pão ficou bárbaro, deu gosto de ver!
Um abraço pra você, menina “quase” mineira!
Vê, amei este pão, sou fã de buttermilk, vou fazer com certeza., mas na mão, adoro amssar pães bjs
Que foto linda, Vê! Pena que o micro (ainda) não permite sentir os aromas… 🙂
Já vi as receitas maravilhosas que publicaste na minha ausência e adorei este pão. Agora que a minha MFP ficou pronta é hora de testar novas receitas 🙂