Detesto a idéia de jogar comida fora…se sobrou vamos reinventar para que não fique com cara de “já te vi” e agrade novamente aqueles que vão saborear o prato! Lembrei-me desta receita postada pela Karen e tive que dar uma adaptada, pois o intuito era utilizar sobras… E segui o exemplo de postar no blog sob o evento Comidinhas do dia-a-dia sobras, idealizado pela Akemi!
A receita pedia bacon mas eu quis usar pedacinhos de lombo suíno que tinha sobrado de outra refeição, como são “primos” achei que ficou muito bom, talvez menos acentuado o sabor, mas muito gostoso!
Batatas com bacon e cebolas
1 kg de batatas médias (usei duas batatas grandes)
sal
100g de bacon cortado em cubinhos (usei lombo suíno assado)
1 cebola picada
50g de manteiga (usei 1 ½ colheres de sopa e um fio de azeite) Lavar bem as batatas e cozinhar em água com sal por cerca de 20 min com a casca (eu esqueci e tirei a casca, deixei cozinhar até que estivessem al dente). Escorrer e deixar esfriar um pouco, descascar ainda quente e deixar esfriar completamente antes de cortar em fatias finas de 4-5mm. Se possível, cortá-las no dia seguinte, fica bem mais fácil e as fatias não irão se desmanchar enquanto são fritas. Fiz no mesmo dia, então já cozinhei as batatas em cubinhos.
Aquecer a manteiga em uma frigideira grande e quando ela estiver bem quente (se a manteiga não estiver bem quente, as batatas vão absorver mais gordura), colocar as batatas para fritar, dar sacudidelas ou mexê-las com cuidado para dourar de todos os lados. Quase no final, adicionar o bacon e a cebola. Desligar quando estiver tudo bem cozido. Temperar com sal e pimenta caso deseje.
Cometi um pecado para os alemães (origem da receita é alemã) e servi com arroz branco e salada de rúcula e tomates secos.
Bom, muito bom!!! Obrigadíssima pela dica, Karen!
Verena,
Faz dias que estou para dar uma prosinha com vc.Acontece que estou em uma interminável reforma e portanto quase sem tempo para o PC, mas finalmente chegou o dia!
Bem, dizer que adorei o nosso encontro acho que até já disse pelo mail . Falta dizer da minha admiração por vc e pelo Mangia que se tornou leitura obrigatória . Falta também, agradecer o carinho com uma humilde “leitora” .
Como disse lá no Cinara’s, a sua geléia de morango, em especial e tudo o mais que levou são inesquecíveis.
Qualquer dia vamos ver se chego até aí para conhecer todos os Segredos de Alice!
Esta sua foto das batatas com bacon me deram água na boca. Vou guardar a idéia na minha pastinha de delícias em espera….
Um bjo e tudo de bom!
Que óptimo aproveitamento, eu também não gosto de desperdiçar comida.
Esse seu prato nem parece que foi “reciclado” está com um aspecto delicioso.
Beijocas
As receitas servem para isso mesmo, para dar idéias e estão abertas a adaptações!
Que bom que gostou!
Oi Verena! Que delícia de simplicidade e sabor! Tem outro evento em inglês, quer participar? Veja no home-en. Beijos!
Faz uns cinco anos que abandonei a cozinha.
Sou boa cozinheira e minha especialidade é customizar sobras.
Um dia, se eu voltar ao fogão…posto uma receita destas.
O que será que aconteceu com meu incosciente, que agora não suporta cozinhar?l
Adaptar e reinventar… é a parte que mais gosto na cozinha, acredita? Dar cara nova e não ficar no “mais do mesmo” é super divertido, adoro mesmo.
E na boa, se as suas sobras ficam assim, imagino os pratos originais =)
Menina, só de olhar deu fome…
Verena,
Ficou com um aspecto maravilhoso, aínda não é hora do meu almoço, depois dessa foto tenho que comer alguma coisa parecida… Vai eu a procura de batatas! Abraços.
Oi querida, que tempo que não ‘conversamos’…saudades!
Sabe, eu acho que as adaptações que fazemos às receitas, seja por conta dos regionalismos, ou orçamentárias, ou por paladar apenas, não deixa de ser um elogio às originais!
Até pq as ‘originais’ têm tb seus regionalismos….
Beijinhos,
Verena, mais uma vez obrigada pela participação ao evento! E que danada vc é, conseguiu dar uma aparência deliciosa às sobras! Adoro batatas e a substituição do bacon pelo lombo além de ser mais saudável, deve ter ficado mais gostoso!
Beijos querida e bom final de semana!
Verena, que prato apetitoso, não parece sobras de jeito nenhum!
Sobre o pão, não deu tempo. Até fiz, mas não deu para postar.
bjs
Ve, só a aparência está lindo. De dar água na boca.