Suco de groselha para brindar o Figo Lampo

15 jul

 

maio10 024

Margarida está comemorando mais um ano de blog, o delicioso Figo Lampo, e  nos convidou a participar da festa com uma receita! Adorei a idéia, gostaria muito de conhecê-la pois acho seus posts e receitas muito especiais e bem cuidados, fico imaginando que querida que ela é!
Margarida, brindo ao blog e  você! Não sei se conhece essa groselha vinagreira, o suco é uma delícia e muito refrescante! Além da cor ser linda!

maio10 020

É uma planta completa em vários sentidos, ganhei da minha mãe que acho numa banca orgânica na feira!

Informação útil: as diferentes partes da planta têm várias utilidades. As folhas são ricas em vitaminas A e B1, sais minerais e aminoácidos. Quando ainda estão bem jovens e tenras, as folhas podem ser consumidas em saladas cruas; depois, um pouco mais velhas podem ser refogadas ou se tornar um ótimo ingrediente para o preparo de cozidos, sopas, feijão e arroz. O cálice vermelho tem um sabor azedinho e contém ácidos cítricos, hibístico, málico e tartárico. O cálice pode ser usado na fabricação de geléias, doces, picles, vinho, vinagre, sucos e também no preparo de um excelente chá. Para o preparo do suco são utilizados os cálices crus ou cozidos, que são triturados no liquidificador com água, depois é só coar e adoçar a gosto. O cálice triturado é aproveitado para o preparo de geléia ou doce. Já o chá é obtido a partir do cálice seco à sombra. As sementes possuem 17% de óleo e 25% de proteína.  Quer saber mais? Clique aqui: Jardim de Flores

Suco

lave bem o cálice (a “flor”) cru batido no liquidificador com água e açúcar e depois coei. Usei a olho, e fui colocando mais água e açúcar para ajustar ao paladar. Um gelinho e voilá! Coloque numa jarra bem linda e sirva com amor!

13 Respostas to “Suco de groselha para brindar o Figo Lampo”

  1. Renata Boechat julho 16, 2010 às 8:37 am #

    Não conhecia essa groselha…sim, acho que já tinha visto alguma vez no super mercado, agora me parece…o suco fica com uma cor linda hein? E o gosto, parece com a nossa conhecida groselha?
    Achei bárbaro, e a foto de bolinhas ficou super charmosa!

    Abraço de bom dia pra você!

  2. Margarida julho 16, 2010 às 8:54 am #

    Querida Verena, muito obrigada pelas suas palavras e carinho habitual. Adorei o suco e nunca tinha ouvido falar dessa variante da groselha. Acho que com tanta propriedade eu tomava logo o jarro todo. : )
    Muito obrigada por ter participado no aniversário do figo.
    Um grande beijinho desde Portugal

  3. Bia julho 16, 2010 às 10:22 am #

    Que linda a flor da groselha vinagreira! Eu nunca tinha ouvido falar nesse tipo de groselha. Sempre gostei do suco do xarope de groselha (aquele comum que encontramos no supermercado). Aquele suco dá pra fazer com água com gás também. Fica uma delícia!!! Onde sua mãe achou essa groselha para comprar? Você deve morar no sul, né? 🙂 Acho que aqui em Brasília eu não conseguiria achar para comprar. Um grande abraço! Parabéns!

  4. iliane julho 16, 2010 às 4:08 pm #

    que cor linda!eu numca vi falar nessa groselha..e..fiquei super curiosa..bom conhecer cores e sabores diferentes..amei seu post…bjus

  5. Maura julho 18, 2010 às 12:42 am #

    Adorei conhecer essa groselha, e o suco deve ser delicioso, bjs
    Maura

  6. Ameixinha julho 19, 2010 às 11:12 am #

    Conheço a Margarida pessoalmente e tenho certeza que ias adorá-la. É linda por fora e por dentro, uma pessoa generosa, simpática e muito querida 🙂 Não conhecia esse tipo de groselha, deve ser óptimo esse suco!

  7. Leomarcio costa agosto 25, 2010 às 7:37 pm #

    Essa fruta que vcs chamam de groselha vinagreira, é um arbusto típico da minha região, moro na cidade de codó maranhão, ela é encontrada em abundancia por aki. Mas aki no maranhão geralmente se comem as folhas num prato típico da culinária maranhense, o arroz de cuxá. Porém ainda não provei o suco feito a partir da flor da vinagreira, vou experimentar com certeza.
    obrigado pela receita
    abraços

  8. Regina Boech junho 28, 2012 às 11:12 am #

    Essa fruta, GROSELHA, eu conheço desde muito pequena. Minha Oma (avó) já plantava em seu terreiro pra fazer geléia de Groselha que fica muito bom com pão caseiro. Minhas tias e minha mãe também já fizeram muitas geleis com a fruta. Eu adoro….

  9. lourival fonseca janeiro 3, 2013 às 7:18 am #

    Planto esse tipo de groselha todos os anos em dezembro ou janeiro. Colho os frutos (flores na verdade) em junho e julho, retiro muitas sementes . Das pétalas dessas flores (frutos) faço geléia com bastante açucar, pois, são bem azedinhas . Ficam uma delicia, conservo em vários recipientes e os ponho no conservador. Consumo o ano todo no café da manhã . fonsecalourival@yahoo.com.br. Receita e sementes .

  10. Maria Odila g. Rodrigus maio 15, 2013 às 11:55 am #

    Estou colhendo pela primeira vez a vinagreira, preciso de receitas, HELP! Odila

  11. ivone becker janeiro 10, 2014 às 11:07 pm #

    eu gostaria de ganhar uma muda ou semente para porque onde eu morro não tem esta fruta

  12. Lourival Fonseca setembro 29, 2014 às 7:32 pm #

    Ivone Becker, tenho bastante semente dessa groselha, pois planto todos os anos, fim de dezembro ou começo de janeiro. Com prazer posso enviar um pouco de sementes. Meu email é fonsecalourival@yahoo.com.br

  13. maria.m.s maio 30, 2020 às 10:16 pm #

    eu.tenho.aplanta.no.meu.quintal.alem.da.groselha.fas.tambem.um.cortido.para.comer.com.churrasco.ou.salada.comer.com.comida.e.uma.delicia.tenho.muinta.semente..no.japao.chama.se.ome.ou.groselha

Deixe um comentário