Comidinha do dia-a-dia
Junho 26, 2007 às 2:12 pm (O que se mangia, Receitas)
Ontem me deu uma vontade enorme de comer Frango Ensopadinho com Legumes, minha memória gastronômica levou-me de volta à infância, época em que pelo menos uma vez em cada dez dias havia este prato para o almoço e era um sucesso, preparado pela pessoa que trabalhava em casa naquele período, todos aprovavam e pediam bis, inclusive nós crianças. Uma comida bem segunda-feira como dizem alguns, simples e honesta, saborosa e repleta de vitaminas e energia. Enfim, uma comida que esquentava a alma e sempre me faz feliz quando como.
Quer saber como fiz? Lavei algumas coxas de frango orgânico e refoguei numa panela de ferro com azeite, até dourar bem. Coloquei então tempero pronto da Nonna e deixei pegar o gosto no frango para depois acrescentar água. Não coloquei muito, o suficiente para cozinhar lentamente o frango. Experimentei o sal e deixei no fogo até que estivesse cozido. Juntei mandioquinha (batata baroa), inhame e abobrinha em cubinhos e deixei cozinhar. Aí é que está o xis da questão, os legumes vão ser envoltos no delicioso sabor do frango e também deixam sua marca no caldinho que fica…nossa já estou salivando de novo…Na hora de servir salpique salsinha picada. Acompanhou um arroz feito no alho e cogumelos frescos salteados.
Tudo de bom, não??? Essa receita vai para a Akemi do Pecado da Gula que propôs posts sobre Comidinha do dia-a-dia. Um beijo!


Eliana Scaramal disse,
Junho 26, 2007 às 2:16 pm
Eu diria que é tudo de bom e MAIS UM POUCO!
Silvia Arruda disse,
Junho 26, 2007 às 3:13 pm
Verena, “vou chover no molhado”, mas não consigo resistir: sua foto, mais uma vez, está lindona!
Elvira disse,
Junho 26, 2007 às 3:48 pm
Maravilhoso! É tão bom e “comfort food”, nê…?
Cláudia disse,
Junho 26, 2007 às 4:12 pm
Isso é uma maravilha! franguinho ensopado também faz parte da minha memória gastronômica da infância. Delicioso.
Fer Guimaraes Rosa disse,
Junho 26, 2007 às 5:45 pm
comida boa demais!
e eu de olhao na sua linda panela de ferro…
beijaoo,
Duly disse,
Junho 26, 2007 às 9:36 pm
Hum…que delícia…e que cheirinho heim?! Me lembrei da fazenda do meu tio no interior de Minas…gostoso demais
Brikebrok disse,
Junho 28, 2007 às 9:41 am
Esse frango está muito apetitoso. E tem ingredientes bem “africanos” : inhame, mandioquinha … vou experimentar ainda antes de ir de férias !
Agda disse,
Junho 28, 2007 às 5:03 pm
Carinha boa de comida feita em casa…
Cláudia B. disse,
Junho 28, 2007 às 7:11 pm
Eu adorei este franguinho, lembra o da minha mãe, com o caldinho em cima do arroz….. huummm, que delícia!
Verena , dá uma passadinha no meu canto que tem uma tarefinha para você.
Bjs
Cris disse,
Junho 29, 2007 às 1:48 pm
Na panela de ferro então… deve ter ficado com gostinho de casa de vó! Bjs!
akemi disse,
Julho 13, 2007 às 7:11 am
Verena, muito obrigada pela participação do evento! Está linda sua apresentação e a receita de dar água na boca! Fiquei aqui imaginando esse caldinho molhando o arroz….hummmmm! Novamente obrigada!