Comidinha do dia-a-dia

26 jun

Frango Ensopado com Legumes

Ontem me deu uma vontade enorme de comer Frango Ensopadinho com Legumes, minha memória gastronômica levou-me de volta à infância, época em que pelo menos uma vez em cada dez dias havia este prato para o almoço e era um sucesso, preparado pela pessoa que trabalhava em casa naquele período, todos aprovavam e pediam bis, inclusive nós crianças.  Uma comida bem segunda-feira como dizem alguns, simples e honesta, saborosa e repleta de vitaminas e energia. Enfim, uma comida que esquentava a alma e sempre me faz feliz quando como.  

Quer saber como fiz?  Lavei algumas coxas de frango orgânico e refoguei numa panela de ferro com azeite, até dourar bem.  Coloquei então tempero pronto da Nonna e deixei pegar o gosto no frango para depois acrescentar água.  Não coloquei muito, o suficiente para cozinhar lentamente o frango.  Experimentei o sal e deixei no fogo até que estivesse cozido.  Juntei mandioquinha (batata baroa), inhame e abobrinha em cubinhos e deixei cozinhar. Aí é que está o xis da questão, os legumes vão ser envoltos no delicioso sabor do frango e também deixam sua marca no caldinho que fica…nossa já estou salivando de novo…Na hora de servir salpique salsinha picada.  Acompanhou um arroz feito no alho e cogumelos frescos salteados.  

Tudo de bom, não??? Essa receita vai para a Akemi do Pecado da Gula que propôs posts sobre Comidinha do dia-a-dia. Um beijo!

11 Respostas to “Comidinha do dia-a-dia”

  1. Eliana Scaramal junho 26, 2007 às 2:16 pm #

    Eu diria que é tudo de bom e MAIS UM POUCO!

  2. Silvia Arruda junho 26, 2007 às 3:13 pm #

    Verena, “vou chover no molhado”, mas não consigo resistir: sua foto, mais uma vez, está lindona! 🙂

  3. Elvira junho 26, 2007 às 3:48 pm #

    Maravilhoso! É tão bom e “comfort food”, nê…? 🙂

  4. Cláudia junho 26, 2007 às 4:12 pm #

    Isso é uma maravilha! franguinho ensopado também faz parte da minha memória gastronômica da infância. Delicioso.

  5. Fer Guimaraes Rosa junho 26, 2007 às 5:45 pm #

    comida boa demais!
    e eu de olhao na sua linda panela de ferro… 😉

    beijaoo,

  6. Duly junho 26, 2007 às 9:36 pm #

    Hum…que delícia…e que cheirinho heim?! Me lembrei da fazenda do meu tio no interior de Minas…gostoso demais

  7. Brikebrok junho 28, 2007 às 9:41 am #

    Esse frango está muito apetitoso. E tem ingredientes bem “africanos” : inhame, mandioquinha … vou experimentar ainda antes de ir de férias !

  8. Agda junho 28, 2007 às 5:03 pm #

    Carinha boa de comida feita em casa…

  9. Cláudia B. junho 28, 2007 às 7:11 pm #

    Eu adorei este franguinho, lembra o da minha mãe, com o caldinho em cima do arroz….. huummm, que delícia!

    Verena , dá uma passadinha no meu canto que tem uma tarefinha para você.
    Bjs

  10. Cris junho 29, 2007 às 1:48 pm #

    Na panela de ferro então… deve ter ficado com gostinho de casa de vó! Bjs!

  11. akemi julho 13, 2007 às 7:11 am #

    Verena, muito obrigada pela participação do evento! Está linda sua apresentação e a receita de dar água na boca! Fiquei aqui imaginando esse caldinho molhando o arroz….hummmmm! Novamente obrigada! 😉

Deixe um comentário