Não tem coisa que me deixa mais triste do que não aproveitar comida…ou algum ingrediente que no futuro poderia virar alimento…
Como uso muitas gemas para pincelar tortas as claras acabavam ficando em mil vidrinhos na geladeira e eu sem saber o que fazer com elas…agora minha irmã me pede para congelar e quando atinge uma certa quantidade ela faz Pudim de Claras…vou postar aqui mais para frente, assim que ela fizer.
Mas antes de mandar as claras para a mana fiquei pensando no que fazer…mousse? Mas não estava com vontade aquele dia…souflê? Também não…e aí me lembrei dos suspiros que minha avó fazia para meu avô, formigão da família, que adorava doces e não resistia aos suspiros da nonna! Ele gostava tanto de doces que na sobremesa fazia uma verdadeira mistureba, três ou quatro tipos no mesmo prato, tudo ao mesmo tempo…era uma delícia para qualquer quituteira! Saudades de você, vô!
Mas então…fui procurar uma receita e me lembrava que havia alguma coisa sobre esquentar as claras…aí me deparei com esta receita da Elise e apesar de não ter adicionado as balinhas Pepermint e os chocolate chips, segui a risca.
Os suspiros ficam uma delícia, crocantes por fora e macios, meio marshmallow por dentro! Maravilha!!!!
A receita original está aqui, e segue a tradução livre:
Peppermint Meringue Cookies
Não são cookies, são suspiros mesmo. Ela dá algumas dicas:
-
É mais fácil separar as claras das gemas se os ovos estão gelados, mas para bater em neve as claras devem estar na temperatura ambiente. O que fazer? Separe as claras das gemas pelo menos trinta minutos antes de fazer a receita e reserve para atingirem a temperatura ideal.
-
Todos os utensílios a serem usados: tigelas, pás da batedeira, etc., devem estar limpos e secos, sem quaisquer resquícios de óleo.
-
Para melhores resultados evite fazer os suspiros em dias úmidos ou chuvosos.
Ingredientes:
- 2-3 colheres de sopa de bala Peppermint quebradinhas* (não usei)
- 3 claras
- pitadinha de sal
- 1 xícara de açúcar (se tiver de confeiteiro é melhor)
- 1 colher (chá) de vinagre branco
- 1/3 xícara de chocolate chips (opcional, eu não usei)
- raspas de meio limão (me atrevi a adicionar e ficou uma delícia)
* Para quebrar as balinhas coloque em saquinhos ziplock e use um martelo de carne ou martelo comum (com cuidado) até que virem pó.
Modo de fazer:
-
Pré-aqueça o forno a 150ºC.
-
Coloque as claras na tigela da batedeira e acrescente a pitada de sal. Ligue em velocidade baixa e aos poucos vá aumentando até que comece a formar picos, aproximadamente 2 a 3 minutos. Deve fazer bolhas pequenas e uniformes.
-
Aumente a velocidade para alta e devagar junte o açúcar, um pouco (1-2 colheres chá) de cada vez. Continue batendo por alguns minutos e junte o vinagre. Aumente a velocidade para o máximo e bata as claras até que fiquem brilhantes e picos duros se formem ao levantar as pás da batedeira, mais ou menos 4 a 5 minutos.
-
Use uma espátula para misturar o “pó” da bala Pepermint e os chocolate chips se for usar. Cubra as assadeiras com papel vegetal (não é papel manteiga – dica da Fer) ou Silpat. Use uma colher para fazer os montinhos de suspiros ou bico de confeiteiro (usei um saco grosso cortado na ponta) para fazer os suspiros – deixe um espacinho entre eles.
-
Coloque as formas no forno a 150ºC, feche a porta. Conte um minuto e desligue o forno. Não abra o forno por 3 horas. Pode deixar que fiquem a noite toda. Os suspiros irão assar no calor residual do forno.
-
Quando estiverem prontos estarão levemente crocantes por fora e aerados por dentro. Se ainda estiverem moles após as 3 horas, deixe secarem mais algumas horas.
-
Eu tive que acender o forno novamente e deixar os suspiros por 5 minutos na temperatura 150ºC, depois desliguei e deixei por umas 2 horas mais. Achei que as raspas de limão deram um toque bem interessante e quebraram um pouco do doce do açúcar.
-
Guarde em pote hermético.
Verena querida, antes de mais nada… teus suspiros ficaram fantásticos!!! Uma beleza só, me deu água na boca!!! Afinal, sou da turma das formigas.. risos…
Nunca tentei fazer em casa (assim como a pavlova, q morro de vontade), pois meu a primeira temperatura que meu forno marca, é 180ºC… não sei porque, é a temperatura mais baixa dele (considerada média, no geral). Aí, os suspiros ficariam escuros, feios… acabo nunca tentando.
E gozado, eu e o Marcelo estamos vendo um fogão novo (pois o meu, que tem 6 anos, está pedindo água – foi muito pilotado por secretárias do lar descuidadas, sabe como é), e todos eles iniciam sua temperatura do forno, também no 180ºC… aí fico pensando: pôxa, será q vou morrer sem fazer um suspirinho ou uma pavlovinha sequer? risos…
Talvez um termômetro culinário ajude, né? Eu tenho um, mas aqui o forno é forte mesmo… :S.. quem sabe num fogão novo, apesar de marcar 180ºC, a temperatura fique mais baixa? Aff, falei de montão, rsss…
Bjo grande, querida
Mari
Se há coisa que eu adoro são suspiros e não canso de os comer. Infelizmente o meu forno não tem temperatura regulável e os suspiros não ficam bem. Os teus estão lindos 🙂
Ai suspiros….são um sonho doce, tão fofos!! Beijos
Querida Verena, amo suspiro porque além de gostoso lembra a minha infancia quando estava de férias na casa da minha tia. Ela fazia brevidade (que leva uma infinidade de gemas) e para nao haver desperdicio, fazia suspiros com as claras – como voce! Adorei. Bjim com karim.
Léia
Que lindos que ficaram! bjinhos
Sabes gosto muito de suspiros e as duas vezes que fiz não correram nada bem.
Olho para os teus e penso que lindossss.
Parabens perfeitos.
bjsss
Para variar, um charme. Vc consegue deixar simples suspiros numa sobremesa maravilhosa e delicada! 🙂
Simples assim? Que bom! Sou d’acordo que muitas vezes menos é mais.
Bjim com muito karim.
Léia