Torta mousse de Limão Siciliano

14 jul

Torta de Limão Siciliano blog

Mais uma sobremesa que fiz para a reunião aqui em casa comemorativa do niver do meu pequeno, essa torta é uma campeã!!! Na época em que comecei a testar receitas usando os limões sicilianos fiquei muitas vezes tentada a fazê-la, mas os ditos são caros e toda vez eram já destinados a alguma encomenda…

Desta vez resolvi que faria e ficou uma delícia! O limão siciliano tem um sabor mais suave do que o nosso limão verdinho (Taiti) e acho que ficou bem delicada a torta, ainda mais com as raspinhas de casca em cima, além de decorativas dão um sabor delicioso!

A receita é uma adaptação da famosa torta mousse de limão, só que eu prefiro sem o merengue por cima, então não fiz.

A receita: rende uma torta de 23cm de diâmetro e 6cm de altura

Massa _ um pacote de biscoito de maizena (200g)

             três colheres (sopa) de manteiga amolecida

            Bata no liquidificador os biscoitos e depois numa tigela misture com a manteiga amolecida.  Forre fundo e laterais de uma forma de aro removível de 23cm de diâmetro.  Use as costas de uma colher de sopa para apertar a massa contra a forma.  Leve ao forno médio por uns 6 minutos para firmar. Reserve.

Recheio_ duas latas de creme de leite (cada uma com 395ml)

              uma lata de leite condensado (395ml)

              um envelope de gelatina incolor sem sabor

              suco de 5 limões sicilianos grandes

              raspas de um limão siciliano para decorar

             Bata no liquidificador o creme de leite, leite condensado e o suco dos limões.  Assim que estiver bem misturado acrescente a gelatina incolor preparada conforme instruções do fabricante e bata mais um pouco.  Coloque este creme na base de biscoitos que já deve estar fria e leve à geladeira por pelo menos 3 1/2 horas.  Na hora de servir decore com as raspas de limão e retire da forma.

 

Esta torta mousse é uma delícia pois não fica muito doce! Fiquei com vontade de fazer novamente e acrescentar chocolate branco no recheio…será que fica bom???

Mari, parece aquela sua mousse…!

17 Respostas to “Torta mousse de Limão Siciliano”

  1. vinni julho 14, 2009 às 11:20 pm #

    Tb gosto muito de torta de limão – sem merengue – se for possível…:/
    O gostinho do limão fica mais apurado (na minha humirrrde opinião)…
    Agora, limão siciliano foi ‘judiêra’ dimais…:) e que cheirinho gostoso ele tem…
    Gostei muito fia!!
    Bejim no coração!
    Vinni
    amehliadigital.blogspot.com

  2. Mari julho 14, 2009 às 11:29 pm #

    Vê querida,

    Que coincidência! Estou para postar uma torta de limão siciliano (só que a minha, fiz com merengue) que fiz no ano passado!! Sou apaixonada por limão siciliano… acho esse gosto mais suave dele, infinitamente melhor do que o nosso limão verdinho – que também é muito bom (eu sou fã de cítricos)!!!
    Sua torta ficou maravilhosa, como tudo o que você faz!
    Super beijo

    Mari

  3. Edilia Heck julho 14, 2009 às 11:50 pm #

    Arrasou com esta torta maravilhosa, de fato o limão siciliano é bem mais suave. Muito linda.
    Edilia

  4. Daniela julho 15, 2009 às 12:23 am #

    Oi Verena,
    se fica bom com chocolate branco? Deve ficar maravilhoso! No nosso casamento, o bolo tinha recheio de chocolate branco com limão… foi o melhor bolo que ja comemos, sem brincadeira!
    Aqui o que mais se tem é limão amarelo (acho que é o siciliano que vc usou), mas me desculpe, não sei se é por causa da distância, mas prefiro o verdinho…
    beijo grande

    Dani

  5. Ameixinha julho 15, 2009 às 12:31 am #

    Aqui raramente compro limão, há sempre alguém que tem um limoeiro e dá os limões porque são muitos. Algumas vizinhas são simpáticas e temos limões sempre que queremos 🙂
    Esta fatia está com um aspecto tentador. Adoro o sabor do limão nos doces 🙂 Ficam leves e frescos!

  6. Carol julho 15, 2009 às 1:18 am #

    Que beleza de torta em Verena, adoro doce com limão, mas o sociliano perto aqui de casa é agulha no palheiro!! Bjs

  7. janna joaninha julho 15, 2009 às 2:45 am #

    minha nossa… o que é issooooooo????!!!! eu queroo um pedaço por favor hahaha

  8. iliane julho 15, 2009 às 2:18 pm #

    ficou linda..linda a sua torta de limão..e..com toda certeza o siciliano dá outro sabor!!pena mesmo que é muito caro!!!!ah..se não fôsse né?é delicioso!!!amei essa sua receita..bjus amiga..li

  9. Daniela julho 15, 2009 às 4:54 pm #

    Preciso começar a dar mais atenção ao limão… sempre q faço torta é com o básico taiti mesmo, por isso gosto dos blogs alheios, sempre uma aprendizado.

    Aproveitando, a receita indicada da costela foi muito apreciada e recomendada pelo meu colega viu…rs

    Bjs

  10. elaine julho 15, 2009 às 4:54 pm #

    Olá!
    Quantas delicias,hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!!
    Adorei seu cantinho,vou voltar sempre.
    Beijokas no coração!!!

  11. Silvia Arruda julho 15, 2009 às 7:56 pm #

    Eu adoro torta de limão… nunca provei com limão siciliano, fiquei com água na boca! 🙂

  12. Fátima julho 15, 2009 às 11:04 pm #

    Verena, que delícia, e a foto está pra capa de revista!

  13. Talita julho 16, 2009 às 12:32 am #

    Sou fã número 1 de torta de limão e apesar de amar o limão amarelinho, ainda não fiz a torta com ele. A sua ficou com uma cara ótima!

  14. Heloisa julho 16, 2009 às 2:39 am #

    Verena,
    Tudo bem?
    Você sempre me surpreendendo com doces de aspecto maravilhoso, e que devem ser uma delícia.
    Gosto bastante de torta de limão, mas nunca fiz cim limão siciliano. É fácil encontra´-lo?
    Beijos.

  15. Patricia julho 16, 2009 às 10:54 am #

    Que maravilha…. imagina que eu passei de 8 a 80. Em Salvador nunca achava limao siciliano, sonhava com ele, em experimentar uma receita… de repente me encontro na Sicilia, justamente na parte oriental, onde limao siciliano da igual a mato! kkkkkk
    Eu ja fiz so o mousse, mas com essa crostata… mmmmmm, delicia!
    Baci,
    Pati

  16. Claudia PAS Bjørgum julho 16, 2009 às 8:47 pm #

    Verena,

    A torta ficou tão linda, mas tão linda. Deu a maior vontade de provar. Eu adoro torta de limão.
    Bj,

    Claudia

  17. Léia Silva julho 19, 2009 às 6:03 pm #

    Querida Verena, esta torta é perfeita, farei amanha – so’ em pensar salivei! Depois te conto. Bjos
    Léia

Deixe uma resposta

