Gelado de Açaí (Açaí Ice Cream)

31 ago

sorvete de açaí

English recipe

Ando pesquisando bastante sobre as possibilidades de novos sabores de sorvetes, gelados, frozen yogurts e afins, e estou começando a crer que tudo, ou quase tudo, pode virar sorvete.  Já vi até sorvete de tomate e manjericão…mas desse ainda não escrevo pois não testei…

Por que não fazer sorvete de Açaí? Se ele é uma delícia em suco ou na tigela, fiquei me perguntando como seria o sorvete…Uma delícia!!!! Desencavei 500g de polpa de açaí do freezer e usando uma receita de sorvete de uva como base (encontrei no La Cuccinetta e no Quiche de Macaxeira), fiz umas pequenas adaptações e voilá!  Inspirei-me ainda mais quando li a declaração de amor da Claudia pelo Açaí…se pudesse te mandava um pacote com vários kilos da linda fruta!

A primeira vez que experimentei foi na Praia Mole em Florianópolis…no verão, super calor, o açaí na tigela com guaraná, granola e banana é uma injeção de energia!

Aqui não encontro a fruta in natura mas tenho certeza de que ficaria ainda melhor…!

Informações nutriocionais sobre a fruta:

Com uma enorme quantidade de antocianinas, substância que possui uma enorme capacidade de acabar com os radicais livres, o consumo do açaí fortalece o organismo e afasta a possibilidade de problemas de saúde. É rico em lipídeos, o que o transforma em um alimento de valor energético duas vezes superior ao leite. "O açaí contém ainda elevada taxa de vitamina E, possui fibras, proteínas, cálcio e vitamina B1, além de elevado teor de antocianinas, capaz de favorecer a circulação sangüínea e combater o colesterol alto. E mais: é também rico em ferro", diz a nutricionista Mariana Reis.  Para quem apresenta quadro de anemia: ”O Açaí apresenta uma enorme quantidade de ferro, e para potencializar ainda mais a absorção do nutriente, uma ótima dica é o consumo do açaí com frutas cítricas como acerola, kiwi e laranja", explica a nutricionista.
Mas a fruta também apresenta alguns riscos. Pessoas com diabetes, por exemplo, precisam tomar cuidado na hora de consumir por causa do elevado nível de glicose presente. Os diabéticos devem ficar longe da fruta. Se a vontade de consumi-la for grande, deve-se dispensar, pelo menos, o xarope de guaraná que é adicionado à receita básica. Pessoas que sofrem com gastrite e úlcera também devem procurar consumir outras frutas, pois o açaí é rico em gordura , diz a nutricionista Renata Rothbarth, também da rede de Clínicas Anna Aslan em São Paulo. (mais informações Minha Vida)

Gelado de Açaí

500g de polpa de açaí congelada (a que usei já tinha xarope de guaraná e um pouco de açúcar)

1/3 de xícara de açúcar cristal

1/2 xícara de água

1 lata de creme de leite light (para tentar segurar um pouco nas calorias…)

Bata tudo no liquidificador e leve para gelar por umas 2 a 3 horas.  Despeje na sorveteira e em 25/30 minutos seu sorvete estará pronto.  Deixe pelo menos 1 hora no freezer para servir.  Eu servi com granola caseira e ficou uma delícia!

24 Respostas to “Gelado de Açaí (Açaí Ice Cream)”

  1. Dani agosto 31, 2009 às 4:43 pm #

    Se ainda no inverno (tudo bem que dizem ser a época certa de se tomar sorvete) tem tanta preparação gostosa, fico imaginando no verão quanta coisa boa você ainda criará para se refrescar…rs

    Adoro açaí tb.

    Bjs

  2. Tatiana agosto 31, 2009 às 4:49 pm #

    No verão que está chegando vai ser um sucesso! Parece uma delícia!!!

  3. Claudia agosto 31, 2009 às 6:11 pm #

    Verena, já havia experimentado este sorvete de açaí numa sorveteria artesanal, e claro, adorei, é um dos meus preferidos!

    bjs

  4. Moira agosto 31, 2009 às 6:41 pm #

    Verena,
    Primeiro a Cláudia, agora você. Com tanta palavra gostosa à volta do açaí, até eu estou ficando curiosa com essa frutinha cujo aspecto e sabor desconheço por completo.
    Como em Portugal já começam a aparecer muitas lojas brasileiras tenho que ir procurar a ver o que encontro por aí.
    Beijos
    Moira

  5. Daniela agosto 31, 2009 às 7:50 pm #

    Ok, Vê, você venceu. Tô indo fazer um sorvete pra mim agora…pena que aqui nem em sonho eu acho açai…
    beijos

  6. Ameixinha agosto 31, 2009 às 8:50 pm #

    Ainda não provei Açaí mas ainda este fim de semana falaram-me nele… dizem que é muito bom 🙂
    A cor é fantástica. Deve ficar um gelado maravilhoso 🙂

  7. Claudia agosto 31, 2009 às 11:11 pm #

    Verena,

    Eu amo sorvete de açaí e com essa granolinha por cima deve ter ficado tuuuuddooo de bom. Na verdade eu topo tudo sabor açaí e me consolo tomando chá verde com açaí que comprei numa loja aqui…

    Obrigada por lembrar de mim.

    Bj,

    C.

  8. Heloisa agosto 31, 2009 às 11:40 pm #

    Verena,
    Nunca provei açaí, mas acho que essa sua receita seria ótima para minha estreia.
    Beijo.

  9. carmencita setembro 1, 2009 às 12:21 am #

    Pois continue pesquisando e nos brindando com essas delícias, menina que fácil. E açaí levanta mesmo, pena que engorda, mas de vez enquando né, não tem como resistir. Hoje está um dia ideal de repente a temperatura disparou imagine fez 28ºC, esta taça estaria perfeito pro meu lanchinho da tarde!Bjss

  10. Gina setembro 1, 2009 às 1:47 am #

    Provei açaí na tigela com sagu e não gostei nem um pouco e nunca mais quis saber dele…
    Sorvete de qualquer sabor parece que fica bom… rsrs! Mas preciso experimentar de outro jeito para ver se passo a gostar.
    Bjs.

  11. Madalena setembro 1, 2009 às 2:00 am #

    Verena, obrigada pela visita! Não se pode vir ao seu blog: é cada receita! Que brioche delicioso, que torta!
    Beijos,
    M.

  12. Talita setembro 1, 2009 às 5:56 pm #

    Tenho muita vontade de provar açaí. COmo amo sorvete, seria a forma mais gostosa de ser apresentada à fruta! = )

  13. Fátima setembro 1, 2009 às 6:12 pm #

    Verena, essa taça ta um espetáculo amiga! 😀

  14. Maria setembro 1, 2009 às 9:20 pm #

    Nossa, Verena, ficou lindo! Pena que não vejo a menor graça no açaí… rsrsrs Não tenho pesquisado (por falta de tempo) mas também ando pensando muito em possíveis sorvetes. Já até rascunhei o primeiro post abrindo uma série. Outro dia fiz de queijo e servi com calda quente de goiabada. O engraçado foi observar a reação das pessoas quando souberam que tinha sido feito em casa.
    Mas vou anotar a sua receita! Tenho certeza que terá muitos fãs!

  15. Cris setembro 2, 2009 às 12:36 am #

    Oi Verena, ficou uma cor linda. Já li sobre a paixão da Claudia por açaí, é contagiante não. Boa semana para você. Beijos!

  16. eduluz setembro 2, 2009 às 2:01 am #

    Verena, me considero um alienígina pois não consigo gostar de açaí.
    Agora, o sorvete de gaspacho deve ficar uma delícia.
    Abs.

  17. Rachel Azevedo setembro 2, 2009 às 4:07 pm #

    Olá Verena, passa lá no meu blog, tem selinho pra voce! bjuss!!!

  18. Calazans setembro 18, 2009 às 2:45 pm #

    Verena,pra vocês é novidade? aqui em Belém a gente tem o privilegio de tomar o sorvete de açai todo dia, é comum encontrar em sorveterias, mesmo que seja as pequenas. Ha uma sorveteria muito famosa aqui que produz um sorvete de açai que é de comer de joelhos, o nome dela é cairu. Deverias provar outros com sabor da terra como cupuaçu, bacuri e Taperebá

  19. Rogério Costa janeiro 20, 2010 às 3:26 am #

    Ola pessoal do açai,vcs podem entrar no meu site,que la tem meu contato,sou industria,distribuidor atacado e varejo
    Estou em Sao Paulo na V. Mariana proximo metro Ana Rosa
    preços saborosos
    Temos Granola da Crock (a melhor) cx com 50 unidades de 30g 25,00
    Xarope de guarana galao 5 litros 20,00
    Açai show caixa 10 litros 60,00 atacado 50,00
    wwwacaishow.com.br

    obrigado Rogério Costa

  20. Willian Luz abril 30, 2010 às 1:05 pm #

    la pessoal do açai, trabalho com máquinas de açai expresso, é uma novidade no mercado que foca na higiene e praticidade do preparo do açai, p diferencial da máquina é seu sistema de textura, que pode fazer des de açai na tijela a sorvete de açai. Caso tenham qualquer duvida estou a disposição (51) 9211.8326 ou no e-mail: willian@trimaksul.com.br.

  21. Fernando junho 8, 2010 às 7:20 pm #

    Amo açaí, seja puro, seja em sorvetes, molhos, sucos ou de qualquer forma.
    vou tentar esa receita.
    tomo até um suplemento para pele, em pó, chamado nutryorac, à base de açaí em pó rsrrsrs
    gosto tanto dessa frutinha que sempre mantenho um estoque de polpa congelada no meu freezer

  22. Verena junho 9, 2010 às 11:38 am #

    Fernando,
    meu marido sempre pede para fazer novamente, ele também amou!
    O açaí é um dos nossos tesouros, temos que cuidar bem!
    Espero que goste!
    Um abraço,
    Verena

  23. Daniele viegas março 3, 2012 às 10:30 am #

    Bom dia a todos,

    Gostaria de dizer que aqui no meu Estado (Pará), o açaí não pode faltar na mesa do paraense, o sorvete ou qualquer coisa feita com açaí faz o maior sucesso, até filhote (peixe) ao molho de açaí, fica maravilhoso. E o sorvete aqui agora fazem com a farinha de tapioca misturado é tudo de bom!!!

  24. Helena julho 14, 2013 às 2:08 pm #

    Oi Verena,
    Eu comprei uma polpa sem guaraná e sem açúcar. Como faço? coloco um pouco de leite condensado? o que vc acha?
    amei a ideia!
    beijos
    Helena

Deixe uma resposta

